8 de janeiro estilhaçou imagem turística internacional de Brasília

Compartilhe

Por Samanta Sallum (Enviada Especial)

Aveiro – O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, recebeu ontem uma delegação brasiliense de empresários que pesquisam boas práticas realizadas nos
setores de Turismo, Economia Criativa e Inovação. Ao ser perguntado sobre o interesse turístico dos portugueses por Brasília, ele, que estará em São Paulo nas próximas semanas para evento de enoturismo, apontou a imagem negativa que a capital tem no momento. “Aquelas imagens do que aconteceu em 8 de janeiro foram muito fortes. Passaram um clima de de grande insegurança na cidade”, disse Machado.

Esforço de comunicação

Segundo o presidente presidente de Turismo Centro de Portugal, Brasília terá de fazer um grande e estratégico esforço de comunicação internacional para reverter a depreciação da cidade, apesar dos belos atrativos que tem.

Isso vai ao encontro dos dados da Embratur que apontaram que a grande maioria de acessos internacionais sobre Brasília no Google é referente ao dia do vandalismo na Esplanada. Fica o alerta para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Missão técnica

A comitiva de representantes do setor de eventos e turismo do DF acontece no âmbito de uma Missão Técnica Empresarial Internacional, organizada pelo Sebrae. É composta por 18 pequenos e médios empresários. Também integram o grupo a vice-governadora do Distrito Federal do Brasil, Celina Leão, e a superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha.

Em ascensão

A escolha de Portugal para a missão se deve ao fato de o país ser um case no mundo de sucesso no turismo. Tem uma população de cerca de 10 milhões de pessoas e recebe por ano 26 milhões de turistas. O setor salvou o país de grave crise econômica há 10 anos. E já em 2022 tinha ultrapassado os números da pré-pandemia.

“O mercado brasileiro é um dos que mais tem crescido no Centro de Portugal, sendo hoje um alvo estratégico para nós”, destacou Pedro Machado.

Veneza portuguesa

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o setor na Região Central do país, abrangendo 100 municípios. Concilia locais de Patrimônio da Humanidade e a melhor costa de surfe da Europa. O encontro com Machado foi na cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

A economia criativa e efervescente que faz o carnaval acontecer

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro  Em cada bloco, evento, desfile…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

2 semanas atrás