Por Samanta Sallum
Em grande evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo Lula vai conseguir baixar os juros definidos pelo Banco Central.
“Juros muito altos atrapalham o investimento. O meu primeiro carro, um Fusca, eu comprei em 48 prestações. Hoje, as pessoas têm medo de fazer isso, têm medo de finaciamento. E essa situação provocou queda nas vendas. Vamos baixar os juros com responsabilidade fiscal. Para isso, enviaremos ao Congresso o arcabouço fiscal.”
Desonerar a folha
Alckmin foi muito aplaudido pelas centenas de empresários no evento quando sinalizou que o governo pretende, num segundo momento, tomar as medidas para desonerar a folha de pagamento. E também falou sobre a Reforma Tributária. “Não queremos que um setor seja mais penalizado que outro. Vamos olhar para a situação das empresas de serviços”, disse.
Sobrecarga de impostos
A maior preocupação da CNC é a possibilidade de que o setor de serviços, maior empregador do país, seja prejudicado na Reforma Tributária. Um estudo aponta que o aumento médio da carga tributária chegaria a 84% e, em alguns casos, ultrapassaria 188%.
Garantia de empregos
“A Reforma Tributária é pauta prioritária de todos os estados e do DF. E nós, da CNC, representamos o setor que mais gera emprego, enquanto outros estão ceifando vagas de trabalho, substituídas pela tecnologia”, ressaltou o presidente da entidade, José Roberto Tadros.
Ele entregou a Alckmin o documento “Propostas e recomendações do Sistema Comércio para o desenvolvimento do País”.
Presenças
Além de empresários, mais de 100 parlamentares estiveram presentes ao evento no CICB. A bancada do DF foi representada por Bia Kicis (PL) e Rafael Prudente (MDB). Todos os presidentes das federações estaduais do comércio compareceram ao encontro, como José Aparecido Freire do DF.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também participou da abertura do evento. Em seu discurso, frisou a recomposição do orçamento do setor.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…