Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos falou, em encontro com o Lide/DF, sobre juros altos e que é preciso tirar o país da “zona de conflito”
Por Samanta Sallum
O novo presidente da Apex, Jorge Viana (PT), afirmou, durante evento para empresários, em Brasília, que Lula é o maior garoto-propaganda dos produtos e empresas do Brasil no exterior. Ele criticou o governo passado de Bolsonaro por ter virado as costas para América do Sul e África, para parceiros comerciais importantes.
“Não foi realizada visita alguma. O Egito, por exemplo, é importante parceiro. Mas o presidente Lula, assim que assumiu, retomou essa relação com o mundo. Em menos de um mês, esteve na Argentina, no Uruguai e próximo da missão da Alemanha importantíssima. E agora vai aos EUA”, apontou o ex-senador e ex-governador do Acre.
O evento, em que falou sobre as perspectivas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), ocorreu durante almoço com lideranças empresariais, o grupo Lide do Distrito Federal, que tem Paulo Octávio, do PSD, como presidente. O encontro foi no Hotel Royal Tulip.
Viana reforçou: “A imagem do país estava muito ruim no exterior. O Brasil agora voltou a ter diplomacia presidencial”, referindo-se ao papel de Lula nas relações internacionais.
Juros altos
O presidente da Apex reforçou o coro do Lula sobre os altos juros definidos pelo Banco Central. “Em nenhum país do mundo temos taxas tão altas.”
Segundo ele, o início do governo está passando por “turbulência” com o Banco Central. Mas afirmou que confia em Lula para encontrar o equilíbrio nessa relação.
“Nosso presidente é mestre nisso. Saberá buscar o entendimento”, apostou.
Viana foi questionado sobre a falta de segurança jurídica no país para os investidores. Ele disse que ainda está sendo necessário tirar o país da “zona de conflito” entre bolsonaristas e petistas.
“Precisamos todos buscar a serenidade com pluralidade, que é fundamental na democracia. Mas todos os lados precisam dar um passo para trás neste momento para avançarmos. E voltarmos o foco para o trabalho, para o fazer pelo Brasil”, destacou.
A próxima grande missão da Apex será na China em março. A agência, criada há 25 anos, tem nove escritórios internacionais. Entre os locais, estão Dubai, Miami, Bruxelas e Bogotá.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …