Katherine Assis/CB/D.A Press
Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)
Há quase 30 anos em atividade com lojas tradicionais, o Liberty Mall, um dos mais conhecidos shoppings do DF, está revendo o seu conceito, com atenção direta aos produtores locais. O foco, agora, é a economia criativa. Feiras de artesanato, música e lojas voltadas à cultura de Brasília são alguns dos novos investimentos anunciados, visando atrair público e aumentar o faturamento.
Sem descuidar das lojas tradicionais, o shopping investe também em empreendimentos com perfil colaborativo. De acordo com o superintendente Alexandre Mendes, há pelo menos quatro anos o shopping observa o interesse do consumidor por lojas com tendências culturais e criativas. “A realização de feiras, eventos culturais e espaço coworking gratuito, aberto para palestras e outras atividades, são algumas das medidas tomadas para incentivar o empreendedorismo criativo”, conta.
A loja de camisetas Verdurão, afirma Mendes, é um exemplo que começou com o perfil colaborativo e hoje se estabeleceu no shopping com a estética da arquitetura de Brasília. A loja Cria Brasília também atua no espaço com base na cultura brasiliense, com foco em cores, formas e texturas do Cerrado.
Teatro e música
Além das lojas com perfil brasiliense, o shopping procura dar visibilidade à arte e à música. O grupo teatral Neia e Nando, de alta visibilidade em Brasília, por exemplo, tem sua sede no Liberty Mall. Alexandre Mendes ressalta que eles também possuem projetos com foco nas canções e grupos musicais de Brasília.
O shopping tem um piano de cauda no centro da praça de alimentação disponível a artistas que queiram realizar performances musicais. As feiras, por sua vez, seguem um novo conceito. “Não são as tradicionais feiras de artesanato. A meta é trabalhar com coletivos criativos.”
Ainda de acordo com o superintendente do Liberty Mall, o perfil criativo adotado tem apresentado crescimento orgânico, Pelo menos 10% das 61 lojas operam no formato colaborativo.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …