Por Sibele Negromonte e Mariana Niederauer
Levantamento da Serasa Experian mostra que 41,1% das empresas no Distrito Federal são lideradas por mulheres. O índice está levemente acima da média nacional, que é de 40,5%, ou seja, 8,3 milhões das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil. O estudo Perfil da Empreendedora Brasileira mostra que o Rio de Janeiro lidera o ranking de mais empreendimentos dirigidos por mulheres (44,4%), seguido de Alagoas (43,1%), Espírito Santo (43%) e Ceará. O DF ocupa a nona posição. Tocantins é a unidade da Federação com o menor índice: 37,5%.
Do total de empresas dirigidas por mulheres no Brasil, 84,7% têm uma única sócia, enquanto no universo masculino esse percentual é de 77,4%. Elas também começam a empreender mais cedo que os homens — 36,3% entre 20 e 39 anos de idade contra 32,1% deles. Quando se analisa a faixa etária entre 40 e 59 anos, o índice de homens e mulheres à frente dos negócios é praticamente o mesmo: 47,5% e 47,6%, respectivamente.
Dos 10 principais setores, o comércio de confecções em geral (10,7%) é o mais frequente entre as mulheres, seguido de serviço de higiene e embelezamento pessoal (10,5%) e serviços de alimentação (10%). O levantamento não mapeou os setores por unidade da Federação.
Provavelmente você já comeu um bolo Nega Maluca ou um doce Teta de Nega, Maria Mole e Espera Marido e nem se deu conta de como o nome dessas tradicionais guloseimas pode ser preconceituoso e pejorativo. Idealizada pelo açúcar Guarani, a campanha Respeito na Medida convida os consumidores a refletirem sobre isso e a rebatizarem essas receitas por meio de uma votação on-line (guaranimaisqueacucar.com.br/respeitonamedida). Cada voto será revertido em doação de R$ 1 para a ONG Mãos de Maria.
A edição 2022 do Vamos ao Cinema chega ao fim, mas ainda é possível assistir e votar, de 11 a 17 de dezembro, nos 11 curtas metragens produzidos pelos estudantes no site vamosaocinema.org.br/concursocultural. Patrocinado pela Oi, o projeto leva, desde 2009, a sétima arte para alunos do ensino médio das escolas públicas do DF. Além disso, passou a integrar a grade de disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio nessas unidades de ensino. As equipes de produção dos três filmes mais votados receberão bolsas da Brainstorm Academy para cursos on-line por um período de um ano.
O Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF) promove amanhã, das 12h às 16h, o seu Encontro Empresarial 2022, na Dúnia City Hall. Na ocasião, será ministrada a palestra Investimentos e perspectivas de negócios frente ao cenário econômico mundial pelo presidente do Sindiatacadista, Álvaro Silveira Júnior (foto), e o estrategista-chefe do BTG Pactual, João Scandiuzzi.
Um total de 30,3% das famílias brasileiras têm alguma dívida em atraso. O dado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em um ano, a inadimplência avançou 4,2 p.p., especialmente entre os mais pobres.
34,1%
Este é o número de consumidores com até 10 salários de renda mensal que atrasaram dívidas, a maior proporção da série histórica, iniciada em 2010.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…