Centro Universitário amplia oferta de formação no Metaverso

Compartilhe

Por Sibele Negromonte e Mariana Niederauer

O Centro Universitário Iesb vai expandir, no próximo semestre, as formações em metaverso. Pioneira na oferta desse tipo de curso dentro do universo de realidade virtual no país, com 20 horas de introdução sobre o tema, a instituição de ensino agora incluirá na grade uma pós-graduação de 360 horas. A primeira turma está quase fechada, conforme adiantou à coluna o professor e coordenador da pós-graduação em metaverso, Marcel Cohn.

Chamada de metaverso e disrupção digital, a pós avança na análise e nas possibilidades da plataforma ao tratar, por exemplo, das tecnologias que permeiam o metaverso e conceitos como o blockchain. “O Gartner Group fala que, até 2026, um a cada quatro usuários da internet vai passar pelo menos uma hora em algum metaverso. Isso porque não existe um só, existem vários, assim como as redes sociais”, observa o professor. “O próprio Bill Gates está fazendo um alinhamento para que o software dele, o Teams, tenha teleconferências também pelo metaverso.”

Tudo on-line

Todos os cursos de metaverso ofertados são a distância, ou seja, podem ser feitos por alunos em qualquer lugar do país ou do mundo. Estudantes de Brasília têm a possibilidade de usar os laboratórios do Iesb.

Até no ensino básico

Este ano, o metaverso foi usado até mesmo no ensino básico, no colégio Iesb, para aulas de biologia e revisão do Enem. Em 2023, pelo menos uma disciplina de cada curso superior será ministrada lá.

Planos para empresas

O centro universitário oferece ainda uma versão do curso in company, com pacote personalizado para empresas que se interessarem em formar seus funcionários. As turmas têm a partir de 30 alunos.

Novo laboratório

Até o fim do semestre, a expectativa é inaugurar um laboratório de mídias imersivas, com óculos de realidade virtual de última geração, para deixar a experiência do estudante mais completa.

Jovens negros e mulheres empreendedores

A Finatec oferece um curso para jovens negros e negras entre 18 e 29 anos interessados em aprender técnicas de empreendedorismo adaptadas à realidade da região onde vivem. Ao todo, são 20 mil vagas para moradores do DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Metade das vagas é para a formação de negros e a outra, de mulheres.

Saindo da informalidade

A capacitação tem duração de um ano e é gratuita. A fase inicial consiste em curso on-line com duração de 40 horas. Na etapa seguinte, serão selecionados 2 mil alunos de cada grupo atendido para participar de oficinas, encontros e mentorias junto à Rede de Acolhimento Horizonte do Empreendedor. Os autores dos 100 melhores planos de negócios participarão de mentoria personalizada. Para se inscrever, acesse:
https://jornadahorizontesdoempreendedor.finatec.org.br/site.

Mariana Niederauer

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Brasília em destaque no ecossistema de inovação

Por Samanta Sallum  A capital federal está representada por Alex Alberto Cordon Kunze, CEO da…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Apoio da ABDI ao Brasil Mais Produtivo

Por Samanta Sallum  A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) apresentou a nova fase do…

4 dias atrás
  • Sem categoria

Geap antecipa pagamentos ao Rio Grande do Sul

Por Samanta Sallum  A Geap Saúde, com sede em Brasília, mobilizou-se para ajudar a rede…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor do comércio e de serviços pede ajustes na regulamentação da reforma tributária

Por Samanta Sallum  A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elaborou…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Desenvolvimento econômico é a solução para os problemas sociais”, diz Ana Paula Marra

Por Samanta Sallum  A secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra, fez um…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Brasil Mais Produtivo chega ao DF

Por Samanta Sallum  A nova fase do Brasil Mais Produtivo, lançada nacionalmente pelo governo federal,…

2 semanas atrás