Por Samanta Sallum
A partir da zero hora desta quarta-feira entrou em funcionamento a tecnologia 5G SA no Distrito Federal. É a primeira região no país a ter a liberação da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Estará disponível, nesta primeira fase de operação, nas seguintes regiões da capital federal: Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, SIA, Taguatinga e Vicente Pires.
O sinal passa a estar disponível, mas é necessário um aparelho compatível para usufruir o serviço. A Anatel divulgou a lista de quase 70 aparelhos celulares homologados a operarem a tecnologia (confira a lista abaixo).
A agência afirma que “a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil“, e que cabe ao consumidor “verificar a aprovação do aparelho antes de adquiri-lo”. Os valores dos modelos, no mercado, variam de R$ 1,6 mil a R$ 10,6 mil.
As operadoras de telefonia vão oferecer planos de adesão variados com múltiplas possibilidades de uso. A grande vantagem do 5G não é para o uso de telefone em si, mas sim para as aplicações que podem ser viabilizadas a partir do telefone.
O segredo do 5G é a latência, que é o tempo de resposta para uma ação, aquele microssegundo entre o comando e a execução, o que é determinante numa cirurgia, por exemplo. Gamers sentirão uma grande mudança nessa velocidade.
TCL
Infinix
Nokia
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …