Por Samanta Sallum
O setor produtivo está pedindo ao GDF a prorrogação do prazo para taxa reduzida do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A vigência da alíquota em 1% expira quinta-feira , 31 de março. E o governo local sinaliza que não pode estender a medida por mais tempo.
Alto índice de registros
A Secretaria de Economia do DF registrou aumento de 66% no número de documentos emitidos para pagamento do ITBI, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2021 (até 18/03), foram gerados 11.108 boletos de arrecadação do imposto. Já em 2022, até o momento, consta a emissão de 18.474.
Cartórios lotados
Tanto os cartórios quanto a Secretária de Economia estão sobrecarregados em função da alta demanda. Alguns cartórios, desde a semana passada, não estariam mais aceitando agendar escrituras.
Sem previsão orçamentária
A Secretaria de Economia do DF já informou, em resposta ao pedido da Ademi, no início do mês, que não seria possível estender o prazo da medida por dois motivos: falta de previsão orçamentária e a legislação eleitoral que proíbe a concessão de benefício tributário neste ano.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …