Saiba como escolher o peixe para a Quaresma. Vendas já aumentaram

Compartilhe

O pescado é um tipo de carne muito recomendada por nutricionistas para a dieta do dia a dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de peixe deve ser feito, pelo menos, duas vezes na semana para auxiliar na manutenção da qualidade de vida e na prevenção de doenças cardiovasculares. Na Quaresma, época em que muitas pessoas abdicam da carne vermelha, os peixes são ainda mais procurados.

Confira algumas dicas para ajudar na hora de comprar o pescado, garantindo mais sabor e saúde à sua mesa. Preste atenção nas características que podem sinalizar a qualidade e o bom estado de conservação  São elas:

• A pele deve estar brilhante e seu muco – se houver – deve ser translúcido;

• A carne do peixe (caso opte por comprar filés) deve estar bem firme e elástica;

• Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes;

• As escamas devem sempre estar bem aderidas à pele;

• As brânquias são sempre avermelhadas, com tons de rosa ou vinho-escuro; e

• O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Entre as opções mais procuradas estão: tambaqui; tilápia, sardinha e pintado. A maior parte vem dos estados de Mato Grosso e Goiás. Já o bacalhau – que é um produto importado – tradicionalmente é o líder de vendas nesta época do ano.

Aumento nas vendas e no preço

O período até 14 de abril é um dos mais importantes no ano para o comércio atacadista de pescados, que perde apenas o Natal e o ano-novo. A expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista/DF) é de que as vendas cresçam em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Recebemos os pedidos do varejo no mês passado, que apontam esta tendência de aumento de consumo. Além disso, o peixe tem se representado uma opção mais econômica em relação à carne, que sofreu aumentos mais consideráveis nos últimos anos”, afirma Lysipo Gomide, presidente do sindicato.

Para o empresário Adolfo Plá Pujades, da Santa Lúcia Pescados, atacadista com mais de 30 anos de mercado, este ano deve, de fato, ser um pouco melhor do que 2021. “Temos observado já um aumento na demanda, mas o pico acontece mesmo na Semana Santa”, aponta. “Além disso, o preço médio também está mais salgado, sofrendo um reajuste na casa dos 10% em relação a 2021”, complementa.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Sebrae e MDIC comemoram premiação de O Agente Secreto

Por SAMANTA SALLUM  Diversas entidades de fomento ao setor produtivo nacional celebraram as duas premiações…

8 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“A situação está difícil. Vamos ter de fazer um aperto nos gastos do governo” , diz Ibaneis

Governador alega que houve queda na arrecadação de ICMS e ISS. Associação dos Auditores Fiscais…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor produtivo defende autonomia do BC no caso Master

Por SAMANTA SALLUM  A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aeroporto de Brasília é o segundo mais pontual do mundo. Confira o ranking

Terminais e companhias aéreas são avaliadas anualmente pela Cirium, empresa global de análise da dados…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Comércio pós-Natal: aberta temporada de liquidações

Por SAMANTA SALLUM  Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Look detenção impulsiona vendas da Nike

Por SAMANTA SALLUM  Depois das Havaianas, agora são as peças sportwear da Nike que viralizaram…

7 dias atrás