Luos é destravada na Câmara e será votada na próxima terça

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Depois de 3 anos de discussões e estudos, além de 1 ano tramitando na Câmara Legislativa, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) entrou finalmente na pauta de votação dos distritais. Colégio de líderes aprovou hoje o envio do projeto ao plenário. Está marcada para a sessão da próxima terça-feira a apreciação do texto pelos parlamentares.

Para isso, foi necessário apaziguar dois pontos polêmicos. E já está definido então que não haverá alterações no uso e ocupação do Lago Sul, Lago Norte e Park Way. Ou seja, não serão permitidas novas atividades comerciais. Apenas escritórios de advocacia poderão funcionar. E também não será ampliada à área residencial do ParkSul.

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, fez uma emenda à  Luos para garantir aos moradores a preservação dessas áreas.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do DF, Mateus Oliveira, explicou que a medida é resultado do diálogo intenso do governo com a sociedade e com a Câmara Legislativa.

“O projeto é fruto de um longo período de trabalho, que atentou para todos os critérios técnicos e que passou por audiências públicas”, frisou.

O projeto, encaminhado pelo GDF à Câmara, há 1 ano, faz uma revisão à legislação que tinha sido aprovada em 2019, deixada pela gestão de Rollemberg. No entanto, foram identificados erros e distorções no texto em vigor. Assim, foi elaborada uma nova versão para a “revisão de erros”.  E será essa a ser votada na próxima terça-feira.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empréstimo ao GDF para socorrer BRB provoca divergência entre bancos, que resistem ao aval

Processo de negociação está lento e instituições financeiras questionam garantias para operação. Agravamento da situação…

10 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

1 semana atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

1 semana atrás