Disputa no Rio pode tirar DF da segunda posição de hub aéreo no país

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A possibilidade de se licitar conjuntamente os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, terá impacto no Distrito Federal. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou que, com o anúncio da administradora do Galeão em devolver a concessão, o Santos Dumont não será mais concedido isoladamente em leilão.

O possível controle dos dois por uma mesma concessionária colocará o Rio de Janeiro em condições de ser o segundo maior hub aéreo do país. Hoje, essa posição é ocupada pela capital federal.

Veto à Inframerica

Para isso, a Fecomércio do Rio de Janeiro quer uma cláusula de barreira. A entidade participa do grupo de trabalho para a remodelagem do edital. O objetivo é impedir a Inframérica, concessionária do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de participar da licitação. A de São Paulo também teria a mesma restrição, já que a cidade tem o maior movimento como hub do Brasil.

Missão no Texas

Enquanto isso, a equipe de Negócios Aéreos do Aeroporto de Brasília estará nesta semana na feira internacional Routes America, no Texas (EUA). A missão é atrair novos destinos internacionais para a capital federal, mostrar a capilaridade do terminal aéreo e apresentar Brasília como uma opção turística.

Mais voos internacionais

O head de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz, destacou que em 2022 o Aeroporto JK retoma algumas rotas que operava antes da pandemia, como Orlando, Miami e Buenos Aires.

“Brasília tem capacidade e conectividade para ter mais voos internacionais, com novas oportunidades fora do eixo concentrado do Sudeste”, defende o executivo da Inframerica.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

7 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

10 horas atrás
  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

6 dias atrás