Coluna Capital S/A, por Jéssica Eufrásio (interina)
Quando recebeu um pedido para fazer presentes de Dia das Mães para a comunidade da igreja que frequenta, Alessandra Borges Silva, 49 anos, não imaginava que uma ideia se tornaria a atividade que pretende assumir pelo resto da vida. Inclusive na aposentadoria. A proposta era entregar algo de que as homenageadas pudessem cuidar. Enquanto pesquisava por alternativas mais acessíveis, a moradora de Samambaia Norte descobriu um universo de miniecossistemas cultiváveis: os terrários.
Um modelo para chamar de seu
Apaixonada por plantas, Alessandra fez um curso virtual e, após finalizar o primeiro vidro decorativo, percebeu que aquilo daria um bom negócio. Decidiu, então, dar início à Bromélia Terrários. Apesar de trabalhar em casa com a produção artesanal e fora, em uma clínica, ela e o marido, que atua como auxiliar jurídico, conseguem participar de feiras e eventos locais, onde expõem os produtos. O casal também faz montagens por encomenda, com tipos específicos de vidro, plantas, pedras e areia, à escolha do cliente.
Amor faz parte do negócio
Encantada pelo que define como um ambiente no qual gostaria de morar, Alessandra transformou a produção de terrários em uma atividade prazerosa e uma fonte de renda que amenizou os efeitos da pandemia. “Nosso diferencial é nunca deixar de atender um cliente com dúvidas no pós-venda e sempre orientar sobre a manutenção e os cuidados necessários. Arriscamos nesse negócio com a cara e a coragem. Colocamos muito amor no que fazemos; por isso, fica bonito, e as pessoas se apaixonam”, define a empreendedora. Conheça mais dos produtos pelo Instagram @bromelia.terrarios.
As inscrições para o programa de pré-incubação Cocreation Lab no DF terminam no próximo domingo. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de projetos com um time de especialistas que acompanham a proposta desde a fase inicial, a fim de transformá-la em um empreendimento sólido e rentável.
No ano passado, a metodologia do programa levou à abertura de 37 negócios na capital federal. A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação (FAP-DF) promove esta nova etapa junto ao Sebrae, à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), à UnB e ao IFB. Para participar da seleção, os candidatos devem se cadastrar no site cocreationlab.com.br/editais. Na fase seguinte, os escolhidos entrarão em atividades híbridas, com mentoria, cursos e reuniões para aprimoramento da ideia.
Projeto de estímulo à economia criativa chega a mais uma edição
Com a meta de fomentar a economia do Distrito Federal, o Projeto Território Criativo chega a mais uma edição no próximo dia 22 — desta vez, em formato híbrido. O evento deste ano terá realização do coletivo fotográfico Lente Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura.
A programação, voltada ao desenvolvimento pessoal e técnico de quem atua nesse segmento, vai oferecer mais de 600 vagas de capacitação profissional e 700 atendimentos para qualificação de empreendedores e negócios. Tudo gratuitamente.
Ações novas
Em 2022, o evento contará com a Caravana Território Criativo e o Programa Território Criativo LAB. A primeira iniciativa prevê ações do Senac para profissionais, empreendedores e conselhos culturais em oito macrorregiões do DF e Entorno, por seis dias em cada endereço. O segundo abrange práticas coletivas e de conhecimentos técnicos, com cursos, oficinas e mentoria. As lives e palestras terão transmissão simultânea pela conta oficial do projeto no YouTube (bit.ly/3ulUKwG). As demais atividades serão presenciais.
Segmento de peso
Vale lembrar que o mercado criativo do DF empregava 85 mil pessoas em 2020 e, no ano anterior, a capital do país teve o segundo maior número de empresas em funcionamento nesse segmento entre as 27 unidades da Federação, como divulgado pelo IBGE em dezembro. Ainda: entre 2017 e 2018, os brasilienses representaram a parcela da população brasileira que mais injetou dinheiro no setor.
Plataforma solidária une instituições sociais e voluntários
O Taguatinga Shopping desenvolveu uma plataforma virtual com objetivo de conectar voluntários e organizações sociais que precisam de colaboradores, tanto no Distrito Federal quanto no Entorno. Lançado em 2019, o TGS Solidário promove o engajamento cívico, por meio do cadastro de instituições e de participantes interessados em ajudá-las. Para fazer parte dessa rede beneficente, basta acessar: tgssolidario.com.br.
Ajuda na pandemia
No ano passado, a iniciativa arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, além de 5 mil itens. As doações atenderam famílias em situação de vulnerabilidade social prejudicadas pela crise sanitária. Em dois anos de atividades, a plataforma impactou mais de 200 organizações não governamentais, contribuiu com 1,5 milhão de pessoas e teve aumento de 20% na base de cadastrados, que, atualmente, tem 1.705 voluntários.
Rede nas comunidades
O projeto soma mais de 23 mil horas de voluntariado, com a realização de 239 trabalhos. “O sucesso de nossas ações reforça a importância da plataforma como agente de transformação da realidade social e econômica das comunidades. Acreditamos que a solidariedade pode mudar o local onde vivemos. Essas conquistas não seriam possíveis sem uma rede de apoio do público e de nossos voluntários”, afirma Amanda Cortez, coordenadora de mobilização do TGS Solidário.
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