Por Samanta Sallum
O Departamento do Tesouro dos EUA, em medida inédita, impôs sanções a entidades envolvidas no comércio global de drogas ilícitas. O Primeiro Comando da Capital (PCC) está entre os alvos da ação. A medida é inédita.
O presidente Joe Biden assinou uma Ordem Executiva com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado. O Tesouro americano identificou 25 entidades, incluindo a organização criminosa no Brasil.
Esta ordem permite que o Tesouro sancione os estrangeiros que, conscientemente, recebam bens que constituam ou sejam derivados de atividades ilícitas relacionadas ao tráfico.
As sanções limitam severamente a capacidade dessas entidades ou indivíduos de utilizar o sistema financeiro dos EUA ou se engajar com outros indivíduos ou entidades norte-americanas para conduzir suas atividades. Elas também são ferramentas significativas para interromper as atividades financeiras de organizações criminosas.
O Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo, foi a entidade brasileira alvo nesta ação. O PCC está envolvido principalmente no tráfico de drogas, mas também em lavagem de dinheiro, extorsão, assassinato por aluguel e cobrança de dívidas de drogas. Também atua fora do Brasil em toda a América do Sul e sua presença e rede financeira chega aos EUA, à Europa, à África e à Ásia.
“O tráfico de drogas ameaça a segurança nacional, economia, comunidades e famílias”, disse o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira Brian Nelson.
“Com a nova Ordem Executiva do presidente Biden, o Tesouro conseguirá aplicar suas sanções com maior rapidez, poder e efeito em todo o ecossistema das drogas ilícitas, especialmente aqueles que lucram com a morte e a miséria. Vamos desmantelar os seus modelos comerciais, inclusive impedindo-os de utilizar o sistema financeiro dos EUA.”
Como resultado da ação de hoje, todos os bens e interesses em propriedade dos indivíduos ou entidades designadas que estão nos EUA ou na posse ou controle de norte-americanos devem ser bloqueados e reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). Além disso, também estão bloqueadas todas as entidades que possuem, direta ou indiretamente, 50% ou mais por uma ou mais indivíduos bloqueados.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…