Aeroporto de Goiânia rumo ao exemplo de Brasília

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Por Samanta Sallum

Uma década após o aeroporto de Brasília ter sido privatizado, chegou a vez de o Santa Genoveva, em Goiânia, sair do controle da Infraero. O contrato de concessão foi assinado ontem.

Líder do Bloco Central, na 6ª rodada de concessões aeroportuárias do governo federal, o Aeroporto de Goiânia (GO) sediou a solenidade de assinatura do contrato de concessão dos seis terminais aéreos que fizeram parte do leilão realizado em abril pelo MInfra.

Assim, começa oficialmente a transição do controle do Santa Genoveva e dos aeroportos de Palmas (TO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE) da Infraero para o Grupo CCR, que vai administrá-los durante 30 anos.

Geração de empregos

“Estamos falando em R$ 1,8 bilhão que serão investidos nesses seis aeroportos nos próximos anos, com geração de mais de 30 mil empregos”, destacou o secretário executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

Maior operadora do país

Ao assumir os seis terminais, o grupo CCR, que é brasileiro e tem sede em SP, se torna a maior operadora de aeroportos do Brasil, administrando 17 empreendimentos e respondendo por 25% do total de passageiros do país, algo em torno de 47 milhões de usuários. A empresa é uma das maiores da América Latina em infraestrutura e já controla rodovias federais.

Em Goiânia, estão previstas a ampliação do terminal de passageiros, oito pontes de embarque e outras melhorias na capacidade operacional e de modernização. Aqui, na capital federal, o aeroporto é administrado pela Inframerica desde 2012 e é exemplo de modelo de concessão.

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