Por Samanta Sallum
Uma década após o aeroporto de Brasília ter sido privatizado, chegou a vez de o Santa Genoveva, em Goiânia, sair do controle da Infraero. O contrato de concessão foi assinado ontem.
Líder do Bloco Central, na 6ª rodada de concessões aeroportuárias do governo federal, o Aeroporto de Goiânia (GO) sediou a solenidade de assinatura do contrato de concessão dos seis terminais aéreos que fizeram parte do leilão realizado em abril pelo MInfra.
Assim, começa oficialmente a transição do controle do Santa Genoveva e dos aeroportos de Palmas (TO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE) da Infraero para o Grupo CCR, que vai administrá-los durante 30 anos.
Geração de empregos
“Estamos falando em R$ 1,8 bilhão que serão investidos nesses seis aeroportos nos próximos anos, com geração de mais de 30 mil empregos”, destacou o secretário executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.
Maior operadora do país
Ao assumir os seis terminais, o grupo CCR, que é brasileiro e tem sede em SP, se torna a maior operadora de aeroportos do Brasil, administrando 17 empreendimentos e respondendo por 25% do total de passageiros do país, algo em torno de 47 milhões de usuários. A empresa é uma das maiores da América Latina em infraestrutura e já controla rodovias federais.
Em Goiânia, estão previstas a ampliação do terminal de passageiros, oito pontes de embarque e outras melhorias na capacidade operacional e de modernização. Aqui, na capital federal, o aeroporto é administrado pela Inframerica desde 2012 e é exemplo de modelo de concessão.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…