Quinze prefeitos das principais cidades turísticas do estado do Rio de Janeiro estão reunidos em Vassouras, a capital fluminense do café, para traçar novos rumos para o segmento naquele estado. Um dos destaques do Fórum Fluminense do Turismo é o Case Brasília, sucesso nacional quando se fala em turismo cívico-pedagógico e que está sendo apresentado pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
Foi assinado convênio entre a prefeitura de Vassouras e a Setur-DF. Alunos das escolas públicas de lá virão a Brasília conhecer a nossa história.
“Brasília é o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo do Lúcio Costa. Todos os alunos e todos os brasileiros devem conhecer a capital do país, a capital de todos os brasileiros”, afirmou a secretária.
Retomada do turismo
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que, neste momento de retoma das atividades econômicas, o turismo deve receber investimentos em todo o estado. “É preciso investir em outras matrizes econômicas para que não fiquemos tão dependentes do petróleo, que é finito. O turismo é um dos pilares do desenvolvimento, juntamente com a infraestrutura, a logística e outros que estão no recém-lançado PactoRJ. A mensagem hoje é de otimismo”, ressaltou o governador.
O Fórum Regional do Turismo Fluminense faz parte do ‘Turismo RJ + Perto’, programa que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.
Durante a apresentação do projeto de Turismo Cívico Pedagógico, na Câmara Municipal de Vassouras, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, disse que desde que conheceu o projeto, quando visitou a Setur-DF, em junho deste ano, considerou importante levá-lo para o município, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica.
“Vassouras tem história, é uma cidade turística, sua história remete aos barões do café, tem os monumentos, casarões e simboliza o século XIX. O projeto em parceria com a Secretaria de Educação, que permite às crianças conhecerem a história da cidade, os pontos turísticos, seus monumentos, vai motivar também a promoção de eventos cívicos na cidade para integrar a cadeia do turismo e da educação. Agradeço a participação da secretária Vanessa Mendonça no Fórum para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e, certamente, é a primeira parceria dentre muitas que virão”, finalizou o secretário.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…