Brasília é destaque no Fórum Fluminense do Turismo

Publicado em Coluna Capital S/A

Quinze prefeitos das principais cidades turísticas do estado do Rio de Janeiro estão reunidos em Vassouras, a capital fluminense do café, para traçar novos rumos para o segmento naquele estado. Um dos destaques do Fórum Fluminense do Turismo é o Case Brasília, sucesso nacional quando se fala em turismo cívico-pedagógico e que está sendo apresentado pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Foi assinado convênio entre a prefeitura de Vassouras e a Setur-DF. Alunos das escolas públicas de lá virão a Brasília conhecer a nossa história.

“Brasília é o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo do Lúcio Costa. Todos os alunos e todos os brasileiros devem conhecer a capital do país, a capital de todos os brasileiros”, afirmou a secretária.

Retomada do turismo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que, neste momento de retoma das atividades econômicas, o turismo deve receber investimentos em todo o estado. “É preciso investir em outras matrizes econômicas para que não fiquemos tão dependentes do petróleo, que é finito. O turismo é um dos pilares do desenvolvimento, juntamente com a infraestrutura, a logística e outros que estão no recém-lançado PactoRJ. A mensagem hoje é de otimismo”, ressaltou o governador.

O Fórum Regional do Turismo Fluminense faz parte do ‘Turismo RJ + Perto’, programa que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.

Durante a apresentação do projeto de Turismo Cívico Pedagógico, na Câmara Municipal de Vassouras, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, disse que desde que conheceu o projeto, quando visitou a Setur-DF, em junho deste ano, considerou importante levá-lo para o município, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica.

“Vassouras tem história, é uma cidade turística, sua história remete aos barões do café, tem os monumentos, casarões e simboliza o século XIX. O projeto em parceria com a Secretaria de Educação, que permite às crianças conhecerem a história da cidade, os pontos turísticos, seus monumentos, vai motivar também a promoção de eventos cívicos na cidade para integrar a cadeia do turismo e da educação. Agradeço a participação da secretária Vanessa Mendonça no Fórum para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e, certamente, é a primeira parceria dentre muitas que virão”, finalizou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*