Projeções do Sebrae mostram que a recuperação depende totalmente do ritmo de vacinação e será diferente para cada setor da economia. A expectativa é de que, em setembro, 9,5 milhões de negócios no Brasil retomem o patamar de atividade de antes da pandemia. Essas empresas atuam em mercados como logística, negócios pet, oficinas, construção, indústria de base tecnológica, educação, saúde e bem-estar e serviços empresariais.
Na espera
Segmentos como o de bares e restaurantes, artesanato e moda só devem retomar esse nível de atividade por volta de 5 de outubro. Para o setor de beleza, a expectativa é em 15 de outubro. As empresas de turismo e economia criativa devem se recuperar apenas em 2022.
Oportunidades
Segundo levantamento do Serasa, nove em cada 10 empresas enxergam novos negócios gerados pela crise, ainda que 64% tenham sofrido impactos negativos da pandemia.
Forte ambiente digital
Mais de 80% das PMEs pretendem continuar apostando no ambiente digital mesmo após o fim da pandemia e 55% querem expandir os negócios no futuro breve. WhatsApp, Instagram e Facebook são os canais mais usados de vendas pelos pequenos negócios durante a crise.
Atendimento remoto
Para a retomada econômica, as empresas vão focar os investimentos, principalmente em ferramentas para trabalho e atendimento remoto; tecnologias para vendas e plataformas de gestão financeira.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…