Por Samanta Sallum
O Dia do Comerciante poderá ser celebrado nesta sexta-feira (16) com uma boa notícia. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) registrou alta pela terceira vez consecutiva em julho. O indicador atingiu a marca de 110,4 neste mês. O mais alto no último ano. Antes disso, chegou a 96,7 em abril.
Em comparação com julho de 2020, quando o índice batia os 69,8, o aumento foi de 58,1%. Atualmente, o Icec-DF encontra-se na zona de satisfação. Segundo o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a percepção de melhoria entre os empresários se dá com o avanço da vacinação no DF, as medidas do pacote econômico lançado pelo GDF, o Pró-Economia, e a flexibilização dos horários de funcionamento do comércio.
“As condições estão cada vez mais favoráveis e nossa expectativa é que o segundo semestre seja de retomada da economia”, avalia.
Pronampe
Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que registrou crescimento pela segunda vez consecutiva do número nacional. O indicador seguiu ascendendo em ritmo forte, chegou a 107,8 pontos e voltou para a zona de satisfação, o que não acontecia desde março deste ano.
A terceira versão da linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) contribuiu para a melhora da percepção dos comerciantes neste mês. A Caixa Econômica Federal está em intenso trabalho de divulgação junto dos empreendedores.
Reunião com Queiroga
Representantes do setor produtivo estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os presidentes da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), deputado Luiz Carlos Mota (PL-SP), reforçaram a necessidade da rápida vacinação dos trabalhadores do setor. Esses profissionais, durante toda a pandemia, estiveram à frente de serviços essenciais em supermercados, padarias, postos de gasolina, farmácias, entre outros.
“A vacinação tem avançado por todo o país, em muitos estados por faixas etárias, mas ainda assim entendemos a necessidade de vacinar os trabalhadores de atividades ligadas ao setor terciário prioritariamente, porque continuam se expondo ao risco para atender a população”, afirmou Freire.
Risco do transporte público
A reunião presencial reforçou um pedido feito em março deste ano, quando o presidente da CNC, José Roberto Tadros, encaminhou ofícios ao presidente da República e ao Ministério da Saúde solicitando que esses trabalhadores fossem incluídos no grupo prioritário. Nos ofícios, a CNC e a CNTC ressaltaram os riscos que eles correm, mesmo que seguindo todos os protocolos sanitários, pois se expõem também no transporte público.
Pontos de imunização
As entidades reforçaram a disposição para contribuir no processo de imunização e em outras ações que possam conter a pandemia. Unidades do Sesc espalhadas por diversos estados estão à disposição dos governos municipais como pontos de vacinação da campanha. Estrutura, profissionais e equipes volantes seguem em apoio às secretarias de Saúde. “A vacinação é a melhor maneira de ajudar a diminuir a circulação do vírus, associada ao uso de máscara e álcool gel. Vai além de um ato individual de proteção, pois também atua no coletivo. Estamos unidos pelo Brasil, com ações que podem ajudar a população neste momento difícil que estamos vivendo”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, que perdeu dois irmãos e a mãe no último ano vítimas de complicações do Covid.
Apoio federal
Os presidentes das entidades também estiveram em audiência com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), para buscar apoio para aimunização dos comerciantes e comerciários.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…