Por Samanta Sallum
Entidades do setor produtivo no DF defendem no Senado o uso de energia térmica para o desenvolvimento da região. O tema está na pauta de votação que trata sobre a medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Federação da Agricultura e Pecuária e a Federação das Indústrias no DF argumentam que seria necessária a instalação de, pelo menos, uma termoelétrica no Centro-Oeste.
“Trata-se de uma ação antecipada para mitigar qualquer crise provocada por racionamento de energia e queda na produção de diversos setores, com risco também de afetar a economia e o emprego de trabalhadores”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Mais empregos e produtividade rural
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cesar Ribeiro, uma termoelétrica de 1.000 MW geraria cerca de 3 mil empregos diretos, com investimento de R$ 6,5 bilhões. Hoje, as cidades que giram em torno do agronegócio costumam ter uma população que cresce em média 4,8% ao ano, além de PIB entre 14% e 18% também ao ano.
”Em alguns desses locais, a produção agropecuária segue reprimida por falta de energia e água para irrigação por pivôs centrais”, explica Ribeiro.
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…