Por Samanta Sallum
Entidades do setor produtivo no DF defendem no Senado o uso de energia térmica para o desenvolvimento da região. O tema está na pauta de votação que trata sobre a medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Federação da Agricultura e Pecuária e a Federação das Indústrias no DF argumentam que seria necessária a instalação de, pelo menos, uma termoelétrica no Centro-Oeste.
“Trata-se de uma ação antecipada para mitigar qualquer crise provocada por racionamento de energia e queda na produção de diversos setores, com risco também de afetar a economia e o emprego de trabalhadores”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Mais empregos e produtividade rural
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cesar Ribeiro, uma termoelétrica de 1.000 MW geraria cerca de 3 mil empregos diretos, com investimento de R$ 6,5 bilhões. Hoje, as cidades que giram em torno do agronegócio costumam ter uma população que cresce em média 4,8% ao ano, além de PIB entre 14% e 18% também ao ano.
”Em alguns desses locais, a produção agropecuária segue reprimida por falta de energia e água para irrigação por pivôs centrais”, explica Ribeiro.
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…