Maioria dos brasileiros acha lento ritmo de vacinação e apoia a abertura do comércio.
Cresceu o pessimismo do brasileiro em relação à retomada da economia. Essa avaliação aumentou 10 pontos percentuais num intervalo de nove meses. Falta de vacina e a segunda onda da covid-19 derrubaram a expectativa de melhoria no cenário. A terceira edição da pesquisa Os brasileiros, a pandemia e o consumo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 71% das pessoas consideram que a economia vai levar, pelo menos, um ano para se recuperar. Em julho de 2020, eram 61%.
Esse sentimento impacta os hábitos de consumo e foi influenciado pela baixa taxa de vacinação: 83% dos entrevistados consideram o ritmo no Brasil lento. Dados oficiais do governo federal apontam que apenas 13,2% da população foi vacinada.
Acelerar a imunização
A CNI afirma que é urgente acelerar o ritmo da vacinação. “Só a imunização em massa da população contra a doença recolocará o Brasil no caminho da retomada da economia, do dinamismo do mercado consumidor e na rota dos investimentos. Mais importante, a rápida execução do Plano Nacional de Imunização — respeitando a ordem dos grupos prioritários — permitirá que a população brasileira possa, enfim, contar com a proteção contra essa doença, que tem trazido enorme custo humano para o país e o mundo”, ressalta Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.
Perda de renda e redução de gastos
Entre os entrevistados, 46% viram a renda diminuir ou ser zerada pela pandemia.
Diante de todo esse cenário de crise, 71% da população afirma ter reduzido os gastos desde o início da pandemia. Nesse tópico, chama a atenção 37% dizerem que a contenção será permanente, percentual que há um ano estava em 29%.
A favor da abertura de comércio de rua
A pesquisa mostra que 61% apoiam a abertura do comércio de rua, enquanto em julho de 2020 eram 49%.
No entanto, caiu de 72% para 49% o percentual de pessoas contrárias à abertura de escolas e universidades.
Sobre salões de beleza, 51% não aprovam, em julho de 2020 eram 57%. No caso dos shoppings, 57% apoiam o fechamento, na edição anterior eram 69%.
O Instituto FSB Pesquisa entrevistou 2.010 brasileiros, entre 16 e 20 de abril, em amostra representativa da população brasileira.
“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo. Quero pôr o bonito numa caixa com…
Por SAMANTA SALLUM Com destaque para o ICMS (R$ 13,9 bilhões), o ISS (R$ 3,8…
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…