O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei-DF) subiu 20,9 pontos de abril a outubro. O setor está otimista e os números mostram essa tendência positiva desde julho, quando o indicador passou da linha dos 50 pontos.
O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, alerta, no entanto, que essa confiança precisa ainda se consolidar em recuperação real das empresas. E que, para isso, são necessárias medidas do setor público e de instituições financeiras de suporte ao setor.
Segundo ele, o cenário pode criar nos empresários mais segurança para não reduzir empregos e até para realizar contratações temporárias até o Natal. “Depende de uma recuperação de todo o setor, inclusive do comércio, pois não há indústria sem comércio”, destaca.
Desespero em abril
Em outubro, o Icei-DF, medido pela Federação das Indústrias, marcou 58,3 pontos. Em abril, pico do isolamento social e dos efeitos da covid-19 na economia do DF, esse número havia despencado para 37,4 pontos. Foi o pior da série histórica.
Acesso ao crédito
“Estamos vivendo uma crise, e as empresas precisam de linhas de financiamento com taxas competitivas e condições facilitadas de pagamento para que possam aumentar a produção e contratar trabalhadores. Se a indústria tiver condições de operar com volume, a recuperação de toda a economia ocorrerá muito mais rapidamente”, afirma Bittar.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…