Otimismo da indústria pode salvar empregos no Natal

Compartilhe

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei-DF) subiu 20,9 pontos de abril a outubro. O setor está otimista e os números mostram essa tendência positiva desde julho, quando o indicador passou da linha dos 50 pontos.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, alerta, no entanto, que essa confiança precisa ainda se consolidar em recuperação real das empresas. E que, para isso, são necessárias medidas do setor público e de instituições financeiras de suporte ao setor.

Segundo ele, o cenário pode criar nos empresários mais segurança para não reduzir empregos e até para realizar contratações temporárias até o Natal. “Depende de uma recuperação de todo o setor, inclusive do comércio, pois não há indústria sem comércio”, destaca.

Desespero em abril

Em outubro, o Icei-DF, medido pela Federação das Indústrias, marcou 58,3 pontos. Em abril, pico do isolamento social e dos efeitos da covid-19 na economia do DF, esse número havia despencado para 37,4 pontos. Foi o pior da série histórica.

Acesso ao crédito

“Estamos vivendo uma crise, e as empresas precisam de linhas de financiamento com taxas competitivas e condições facilitadas de pagamento para que possam aumentar a produção e contratar trabalhadores. Se a indústria tiver condições de operar com volume, a recuperação de toda a economia ocorrerá muito mais rapidamente”, afirma Bittar.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“A situação está difícil. Vamos ter de fazer um aperto nos gastos do governo” , diz Ibaneis

Governador alega que houve queda na arrecadação de ICMS e ISS. Associação dos Auditores Fiscais…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor produtivo defende autonomia do BC no caso Master

Por SAMANTA SALLUM  A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aeroporto de Brasília é o segundo mais pontual do mundo. Confira o ranking

Terminais e companhias aéreas são avaliadas anualmente pela Cirium, empresa global de análise da dados…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Comércio pós-Natal: aberta temporada de liquidações

Por SAMANTA SALLUM  Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Look detenção impulsiona vendas da Nike

Por SAMANTA SALLUM  Depois das Havaianas, agora são as peças sportwear da Nike que viralizaram…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF libera pagamento de 206 mil servidores

Cerca de R$ 2,5 bilhões estão sendo pagos a funcionários públicos ativos e inativos. E…

5 dias atrás