Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Compartilhe

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer dele sobre alertas e riscos na operação com o Master

Por SAMANTA SALLUM

Mais uma mudança no 1o escalão do BRB em meio ao escândalo das operações com o banco Master. O advogado tributarista Jacques Veloso renunciou ao cargo de Diretor Jurídico. A saída oficial está marcada para a sexta-feira, dia 14.

“Solicitei minha renúncia para retomar integralmente minha dedicação à advocacia tributária, considerando, principalmente este período de implantação de mudanças significativas trazidas pela reforma, o que demanda estudo e dedicação aos nossos clientes que deverão se adaptar a nova realidade do mercado nacional”, informou o advogado à coluna.

O BRB divulgou que a saída ocorre de “forma regular” e foi devidamente informada aos acionistas, em conformidade com as normas do mercado de capitais.

Parecer alertou para riscos

Veloso se viu em meio à polêmica depois que vazou o parecer dele na compra do Master, em que apontava riscos na operação. Depois veio a público um vídeo interno do banco gravado em que informava que os devidos procedimentos tinham sido tomados para compra do Master. Veloso diz que não há divergência de posicionamentos.

“Não há contradição, o vídeo trata dos procedimentos formais e cuidados tomados para resguardar contratualmente o banco, enquanto o parecer trata de, alertas e riscos a serem observados na operação”, declarou à coluna.

Cargo consultivo

Até agora não foi chamado para prestar informações no caso. O cargo é consultivo e sem direito a voto.

Indicação de Ibaneis

Veloso estava na função desde agosto de 2024, atendendo a um pedido do governador Ibaneis Rocha, de quem é amigo próximo. Nos bastidores, o advogado teria se sentido desconfortável em assumir a função, a primeira com relação ao setor público. Teve o nome aprovado pelo Banco Central. Também já era de conhecimento nos últimos meses que a relação com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, era difícil.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Punir uma instituição que foi vítima de maus gestores é um equívoco; é punir os correntistas”, afirma Galípolo

Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Roberta Miranda, Padre Fábio de Melo e Araketu participam da Semana MEI no DF

Por SAMANTA SALLUM  Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Taxa das blusinhas deixa Alckmin de saia-justa

Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…

6 dias atrás
  • Sem categoria

Empresa do DF é a 3ª do país com maior faturamento no setor de atacado

Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista  Por SAMANTA SALLUM …

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 semanas atrás