Otimismo da indústria pode salvar empregos no Natal

Publicado em Coluna Capital S/A

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei-DF) subiu 20,9 pontos de abril a outubro. O setor está otimista e os números mostram essa tendência positiva desde julho, quando o indicador passou da linha dos 50 pontos.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, alerta, no entanto, que essa confiança precisa ainda se consolidar em recuperação real das empresas. E que, para isso, são necessárias medidas do setor público e de instituições financeiras de suporte ao setor.

Segundo ele, o cenário pode criar nos empresários mais segurança para não reduzir empregos e até para realizar contratações temporárias até o Natal. “Depende de uma recuperação de todo o setor, inclusive do comércio, pois não há indústria sem comércio”, destaca.

Desespero em abril

Em outubro, o Icei-DF, medido pela Federação das Indústrias, marcou 58,3 pontos. Em abril, pico do isolamento social e dos efeitos da covid-19 na economia do DF, esse número havia despencado para 37,4 pontos. Foi o pior da série histórica.

Acesso ao crédito

 

“Estamos vivendo uma crise, e as empresas precisam de linhas de financiamento com taxas competitivas e condições facilitadas de pagamento para que possam aumentar a produção e contratar trabalhadores. Se a indústria tiver condições de operar com volume, a recuperação de toda a economia ocorrerá muito mais rapidamente”, afirma Bittar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*