VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra
Pela transparência às claras
Corrupção, dentre outras definições, pode ser definida como  exercício de influência, muitas vezes através do fornecimento de dinheiro ou favores, para obter um serviço. De acordo com a Transparency International, numa varredura fita em 198 países, os casos de corrupção são mais prevalentes nos países da África subsaariana e no Oriente Médio.
A análise foi feita durante dois anos e levou em conta a ocorrência de cinco fatores: frequência da corrupção, duração, propagação e gravidade. Curiosamente os riscos de corrupção são mais comuns nas economias em desenvolvimento, onde o estado de direito e as  instituições de fiscalização são mais débeis.  Neste ranking ocupam os extremos da lista o Sudão do Sul, como mais corrupto e a Dinamarca como o país menos corrupto. O Brasil , segundo a TI, vem piorando sua posição entre os países pesquisados e deve , seguramente, despencar muitos degraus, tão  logo sejam esclarecidos o emaranhado e mega escândalo investigado pela Operação LavaJato. Atualmente o país ocupa a 72ª posição, à meia distância entre os mais e menos corruptos.
A corrupção provoca, cada ano prejuízos econômicos e socias em torno de R$ 60 bilhões a cada ano. É muito mais que o PIB de muito estados. Segundo especialistas, a renda per capta do País poderia ser de aproximadamente US$10 mil, 16% mais elevada que a atual, caso fossem debelados os caos de corrupção. O estrago provocado por essa praga, tem reflexos ainda maiores para as populações de baixa renda que dependem dos serviços públicos e sobretudo as futuras gerações, que ficam privadas de serviços de qualidade. O Ministério Público Federal vem fazendo uma campanha, em âmbito nacional, para coletar 1,5 milhão de assinaturas, visando a aprovação de projeto de lei de combate à corrupção e à impunidade. As propostas são para aprimorar a prevenção e o desvio de recursos públicos, garantindo a transparência e a celeridade da justiça, nos julgamentos de casos desse tipo.  “O cidadão pode procurar a unidade do MPF mais próxima de seu domicílio para assinar a ficha de apoiamento  ou imprimir a ficha a partir do site, coletar dados e assinaturas e depois entregar em uma sede do MPF ou enviar pelo correio para o endereço da Força-Tarefa Lava Jato em Curitiba: Procuradoria da República no Paraná, Rua Marechal Deodoro, 933 – Centro, Cep 80060-010 – Curitiba/PR.”
 O Ministério Público apresentou 10 medidas básicas contra a corrupção que são: Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;  Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;  Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;  Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;  Celeridade nas ações de improbidade administrativa;  Reforma no sistema de prescrição penal;  Ajustes nas nulidades penais;  Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;  Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado e  Recuperação do lucro derivado do crime.
A frase que foi pronunciada:
“ 466 anos depois nada mudou.”
Professor Rosendo Braga, de História, contando que tudo começou em 1549 quando Pero Borges, funcionário ficha-suja desembarcou no Brasil. Tinha sido condenado em Portugal por desvio de dinheiro na construção de um aqueduto.
Bem comum
Pedro Cardoso, de São Paulo sugere notas em campanha publicitária para que informações simples para uns cheguem ao conhecimento de outros. Exemplos:o abandono de criança pelos responsáveis configura crime; que não colocar filhos na escola também é crime; que a certidão de quitação eleitoral pode ser retirada pelo sítio www.tse.gov.br. Alimentação, higiene e exames ginecológicos e de próstata quando são feitos anualmente podem evitar longos e sofridos tratamentos.
 
Limpeza verde
Maria Brasileira, especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação de ambientes domésticos e comerciais, aposta em um canal de dicas para ajudar em algumas atividades do dia a dia. Produtos naturais para economizar em tempos de inflação. Bicarbonato com limão para limpar o rejunte dos azulejos com mofo, limão com cravo para perfumar o ambiente e esfregar a casca de batata no espelho para não embaçar. Visite no youtube.
 
100 vagas
            Até o dia 9 o Ministério Público do Distrito Federal recebe inscrições para um seminário sobre violência conta crianças e adolescentes. O evento está marcado para o dia 16 no Fórum de Ceilândia. 
 
Universidade
De 8h às 10h na UnB o corte de luz prejudica o andamento dos serviços. O método radical é a solução encontrada pelos gestores para economizar energia. O brilhantismo de alguns alunos poderia auxiliar a reitoria em uma medida mais científica.
 
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin