VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Entre os Odoricos e os Paraguaçus
Em tempos de crise, aqui, como em outras partes do mundo, as populações tendem a buscar naquelas lideranças em evidência no momento, alguém capaz de comandar um movimento de salvação nacional. Tem sido assim desde a pré-história. Foi da necessidade do ser humano se reunir em grupos para sobreviver à um mundo hostil que surgiram as  lideranças. Trazendo o exemplo para o mundo moderno, durante a segunda guerra mundial, os ingleses, sob fogo pesado da artilharia alemã assistiam em pânico a cidade de Londres ser incendiada pelos foguetes V2 lançados do continente. Diante do pesadelo real a população se reuniu em torno do então primeiro ministro Churchill depositando na pessoa dele as reponsabilidades pela salvação da pátria. Com a ajuda dos EUA venceu a guerra, consagrando-se como o maior dos ingleses vivos, verdadeiro herói nacional. Apesar da vitória, perdeu as eleições ao fim da guerra devido ao pragmatismo inglês que não suportava mais o lema sangue , suor e lágrima. No Brasil de Monteiro Lobato à Dias Gomes, nossas lideranças sempre se  destacaram por uma particularidade própria nessas bandas: a personalidade folclórica em que aspectos do mundo fantástico se misturavam com traços de realidade. Nesse processo  o messianismo, o caudilhismo e o populismo se fundiram para moldar o típico líder e herói latino americano. Por isso não causa espanto, quando depois de treze anos de fantasias e” reinações”, a maioria da população quer ver bem longe do controle do país personagens ao estilo Odorico Paraguaçu e congêneres. Não é de surpreender o apoio dado pela população à personalidades como o Juiz Sérgio Moro e ao ex-ministro Joaquim Barbosa, elevados ao panteão dos heróis da pátria, quando , na realidade apenas cumpriram com o dever. Num país tão carente de exemplos, o simples dever cumprindo com retidão passa a ser visto como algo extraordinário. Ocorre que cumprir o dever, entre nós, é caso apenas para heróis de verdade.
A frase que foi pronunciada:
“Apenas o trabalho pode criar riquezas”
Ministro Joaquim Levy, da Fazenda
Simplificar
Ministro fala na Câmara dos Deputados sobre a importância do novo Código Comercial para empresários de vários portes. Afif Domingos, da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa confirmou a necessidade de avançar na legislação  de forma a estimular os empresários a acreditar em um futuro sem tanta burocracia.Se os chineses encontraram o Brasil de braços abertos, por que o país cruza os braços para os seus cidadãos?
Inacreditável
O ministro Afif Domingos comparou a quantidade de documentos que um cidadão precisa tirar ao longo de sua vida em cinco países: três no Chile, três na Estônia, três em Portugal, seis nos Estados Unidos e 20 no Brasil. Já para a abertura de empresas, o processo demora 4 dias nos Estados Unidos, 4,5 na Estônia, 5,5 no Chile e 102 no Brasil, onde o empreendedor precisa passar por 12 etapas para registrar seu negócio. O recorde parece estar com o programa de desburocratização de Portugal, chamado Simplex, cuja iniciativa permite a abertura de uma empresa por meio de três procedimentos, com média de 2,5 dias até a conclusão.
Código indecifrável
Complicado, incompleto, dependente de outras legislações, o Código Comercial pode ser considerado uma âncora para o desenvolvimento do país. O ideal seria que os legisladores se atentassem para a importância de ouvir quem está com a mão na massa. Essas pessoas são a fórmula para contribuir com o que seria mais justo, fácil, simples e produtivo.
Importante
Hemocentro de Brasília e Inca do Rio de Janeiro travam debates importantes na primeira edição do Congresso de Enfermagem da Faculdade Icesp. Hoje é o último dia de atividades. O destaque do evento é a Medicina Quantica e transplante de Medula Óssea.A coordenadora do curso de enfermagem, professora enfermeira Judith Aparecida Trevisan,explica a responsabilidade de receber a renomada equipe do Inca  “A vinda da equipe do INCA nos oportunizará  o saber cientifico sobre o que temos de atual  no Centro de Transplante de Medula Óssea no CEMA, falar sobre  células tronco significa falar da cura para  inúmeras doenças, entre elas,  mais de  70 tipos de Leucêmicas”.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin