VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigucunha@ig.com.br

Saúde de qualidade começa nas escolas
 
Ao cidadão brasileiro importa muito mais um estado que lhe garanta a prestação de bons serviços  nas áreas de educação e saúde do que um estado que se vanglorie de extrair petróleo à grandes profundezas. Deixando de lado o chamado ouro negro e a eficiência de uma gigante estatal de prospecção de óleo fechada em si mesma, ao imenso contingente de  brasileiros de norte a sul, melhor seria se todos, indistintamente, tivessem acesso à escolas e hospitais bem equipados, com professores e médicos bem remunerados, onde as necessidades básicas de cada aluno ou paciente fossem atendidas de maneira plena e satisfatória. 
Melhor seria para todos se a universalização dos sistema de educação e de saúde fosse para valer , sem meias medidas.  Mais importante do que produzir petróleo é preparar cidadãos aptos a dar prosseguimento a nação.  A Venezuela e muitos países da África, como Angola, riquíssimos em jazidas de petróleo são a prova explícita de que não é a extração de milhões de barris desse mineral que faz uma nação superar o subdesenvolvimento e a miséria.  
À um povo banguela pouco importa os recordes de produção. Ao analfabeto, cheio de verminoses, os índices de produção são questões distantes como a lua. Importa primeiro, cobrir a escola que não tem teto. Instalar carteiras, bibliotecas e refeitórios com alimentos a oferecer. Importa primeiro equipar os hospitais com macas e salas de atendimento adequadas. Melhor tirar primeiros os doentes de jazem nos corredores infectos e alojá-los em enfermarias decentes do que construir enormes plataformas. Ao cidadão comum melhor ter dignidade humana agora do que refinarias gigantes. Melhor para todos é dar primazia a vida.
 
A frase que foi pronunciada:
“ O presidente da Indonésia pediu clemência para os pacientes do SUS que estão no corredor da morte no Brasil. Alega que lá na Indonésia a condição para entrar no corredor da morte é ser traficante, no Brasil a condição é apenas ser pobre e ficar doente.”
Miriam Reis, na Internet
 
Bom gosto
 
Terena sempre foi acolhido com carinho na Casa do Ceará. Além dos serviços médicos a atenção de todos no dedinho de prosa. Por essas e outras Terena elege a Casa do Ceará como ponto importante da cidade.
 
Sem fiscalização
 
Seria regra, mas por falta de credenciamento das empresas  que fariam exames toxicológicos os motoristas que trafegam nas estradas brasileiras em caminhões não serão examinados. O Ministério das Cidades descredenciou os laboratórios aptos para os testes.
 
Parabéns
 
Dia 5 o Guará comemora 46 anos. Cidade agradável com uma população conhecida pela simpatia terá várias programações.
 

Missa e festa
Aos fins de semana a Igrejinha entre a 307/308 sul oferecerá para a comunidade missas especiais e uma quermesse para festejar Nossa Senhora de Fátima. Vale a visita. As atividades começam às 18h.
 

Thimothy Mulholland
 
O ministro Renato Janine Ribeiro da Educação é um acadêmico consagrado e professor de filosofia e ética. Ele tem a oportunidade ímpar de reverter as grandes injustiça cometida pelo seu antecessor.
 
Urgente
 
Atenção policiamento. A quadra 30 do Paranoá é assustadora tanto com a luz do sol ou da lua. Uma boca de fumo deixa os moradores temerosos.
 
Portão
 
Uma paródia poderia ter sido usada em programas humorísticos, mas não  para pedir voto. Tiririca foi condenado por usar uma música de Roberto Carlos em propaganda eleitoral.
 
Avaliação
Encontro importante no dia 5. Um ciclo de palestras coordenado pela Ouvidoria-Geral do DF, fará um balanço sobre a prática já adotada em relação a Carta de Serviços ao Cidadão. No auditório do Banco Central, das 9 horas ao meio-dia. “É uma carta de compromisso do governo para com o cidadão”, destacou o controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin