VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

A hora e a vez do BNDES
Com as notícias de que o governo quer mais R$ 10 bi de fundo do FGTS para tapar um terço do rombo no BNDES e de que o  Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República abriu uma investigação contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência Internacional  – pela utilização do mesmo banco em transações suspeitíssimas -, é chegada a hora e a vez de o BNDES abrir a caixa preta e se juntar as demais instituições públicas vilipendiadas nestes últimos  dez anos.
Pelo andar das revelações que vão vindo pouco a pouco à tona,  o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  também foi usado e manipulado para se transformar num instrumento de ação politico partidária visando sobretudo a disseminação dos ideários do partido no poder, numa ação orquestrada em que os ingredientes principais da trama são os mesmos que lesaram a Petrobrás. Na realidade o BNDES já possuía uma dívida anterior junto ao FGTS da ordem de R$ 4,7 bilhões, que também foi usada para cobrir o déficit de caixa. O problema maior com esse Banco é que durante os governos Lula e Dilma alguns estatutos sociais que orientavam sua atuação foram cirurgicamente alterados visando interesses imediatistas do governo. Modificações nas regras do BNDES permitiram que a instituição pudesse operar além fronteiras. Deixando de lado o FAT como sua fonte primária de recursos, o BNDES passou a se financiar também via endividamento do Tesouro, através da emissão desenfreada  de títulos da dívida pública. Emprestando a juros baixos e subsidiados à empresários e países escolhidos a dedo, os denominados” Campeões”, não chega a ser surpresa para ninguém que o banco venha , a muito tempo operando no vermelho. Para complicar a história, conferindo maior mistério as transações do BNDES, muitos detalhes dessas operações realizadas pelo BNDES nestes últimos anos foram guardadas  a sete chaves sob a tarja de secretas. A suspeita da entrada em cena do ex-presidente Lula na condição de lobista especial da construtora Oderbrecht  junto a governos latino-americanos e africanos tendo como avalista principal justamente o BNDES só vem a adicionar mais ingredientes a esse sarapatel de histórias mal contadas.
A frase que foi pronunciada:
“É em ninharias e quando está desatento que o homem revela seu caráter.” Arthur Schopenhauer
Então é por isso
Só para lembrar. Uma lei de 2013 garantia parcela de participação no resultado da exploração de gás e petróleo na área de educação e saúde. 
Prata da Casa
Exposição da nossa Zuleika no CCBB. Chão de Flores. A abertura será dia 9 de maio às 4h da tarde. A entrada é franca.
EQNP 8
Uma tristeza a transformação de um campo de futebol conhecido da garotada em lixão. Mau cheiro, bichos e foco de doenças onde antes era área de recreação e treino esportivo.

Fraquezas Armadas
 
Se não é essa a alcunha que se pretende dar às Forças, sejam mantidos os critérios técnicos – ou seja, nada discriminatórios ‑ sobre os quais compreendem necessários à seleção e aperfeiçoamento de seus membros; afinal, se lideram o ranking das instituições com maior credibilidade no país, é porque, no mínimo, conhecem as peculiares demandas inatas à natureza maior de suas atribuições, a saber: o bom combate. É o que diz a missiva de Felipe de Souza Ticom, acadêmico de Direito.
 
MP para todos
 
Sonegação fiscal é prática criminosa.  “Prestar favor tributário a quem comete crime não tem jeito, mesmo o DF tendo que aumentar sua arrecadação.”A afirmação é de Antônio Henrique Suxberger 
promotor do Ministério Público do DF. Pena que o fiel da balança não esteja centrado. O governo que não cumpre os compromissos com a população em transporte, saúde e educação e sonega os precatórios deveria ser monitorado e cobrado com o mesmo rigor.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin