Quae sunt in mundo

Publicado em Íntegra

Na mensagem que enviou aos brasileiros por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, o papa Francisco afirmou: “O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”.

A perenidade e a constância da Igreja, ao longo de mais de dois milênios de existência, reside, entre outras causas, na capacidade de moldar-se para entender as angústias do homem a cada tempo sem, contudo, se deixar moldar pelas coisas mundanas. Das coisas do mundo (quae sunt in mundo) é preciso recolher o que serve ao ser humano nas suas dimensões de corpo e alma.

Com o chefe da Igreja, a atenção se volta para as necessidades básicas que propiciam a vida. Entre elas, o acesso aos bens comuns que permitem à vida e a existência com dignidade. É justamente do que trata o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Casa comum, nossa responsabilidade. Inspirada no lema bíblico do profeta Amós “quero ver o direito brotar como fonte, e a justiça qual riacho que não seca”, a campanha mira nas reais condições de vida das populações mais desassistidas.

Realizada no Brasil desde 1963 durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade, como diz o papa Francisco, “propõe uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida”, sendo que, em 2016, o foco é o saneamento básico e todas as suas variantes. Diz o pontífice que a campanha “apela a todas as pessoas convidando-as a se empenharem com políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema e o lema têm duas dimensões básicas para a subsistência da vida e são abarcadas a um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis.

“Na Campanha da Fraternidade Ecumênica, queremos instaurar processos de diálogo que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia. Faremos essa reflexão a partir de um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país.”

Na visão da Igreja, a casa comum está sendo ameaçada. Faz-se necessário que cuidemos da criação, promovendo a justiça social mediante a justiça climática e contra as investidas à vida no planeta. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas, diz o documento da CNBB.

 

A frase que não foi pronunciada

“A história se repete. Esse é um dos horrores da História.”

Charles Robert Darwin

 

Release

Entre 18 e 20 de fevereiro, vai se realizar o 1º Encontro Internacional do Instituto Médico da Allergan, líder global na produção de toxina botulínica tipo A. O evento será sediado em Londres e reúne profissionais de diferentes países interessados nas novidades em tratamentos estéticos. Um dos brasileiros que vai marcar presença é o dermatologista Erasmo Tokarski, de Brasília.

 

W3

Aquele glamour da W3 Sul foi perdido. Prédios abandonados, lojas fechadas, pichações, calçadas desordenadas tiraram o valor do local. De nada, absolutamente nada, adiantou um concurso para a revitalização do local. Em quase 15 anos, nada aconteceu.

 

Nova era

Com várias oportunidades, a Agência do Trabalhador oferece oportunidades de até R$ 2,5 mil. O fenômeno social trazido pelas novas regras das domésticas e pela superproteção do governo está fazendo que trabalhadores incapacitados façam exigências além do que têm a oferecer como contrapartida.

 

Inacessibilidade

Perto do hospital ortopédico, na Asa Sul, é impossível o acesso de cadeirantes pelas calçadas. Elas são de terra.

 

História de Brasília

É isso mesmo, doutor Juscelino. Nós sabíamos que o senhor não faltaria, como não faltou de verdade. É bom a gente crer num líder, é bom a gente ter a sensação de segurança e de tranquilidade quando dá um voto bem dado. (31.8.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin