Ponto de fusão

Publicado em Íntegra

Para uma república, que desde a posse vem se liquefazendo a cada dia, o chamado ponto de fusão marca o momento exato em que o que era sólido derrete de vez, e talvez tenha se dado agora com a delação que veio ao conhecimento da nação do ex-líder do governo Dilma Rousseff Delcídio do Amaral. A imprensa, de modo geral, se refere às denúncias como devastadoras para o governo. Nesta altura dos acontecimentos, a homologação das revelações feitas se reduze apenas a ato burocrático da Justiça, porque, mesmo que não seja aceita, seu conteúdo explosivo tem o potencial para derrubar os últimos e frágeis pilares que ainda sustentavam o atual governo ao atingir, em cheio, a figura, até aqui preservada, da presidente da República.

Os desdobramentos dessas revelações, vindas de um personagem dos bastidores do Palácio do Planalto, no posto político de maior relevância dentro do governo, vão condenar definitivamente o edifício do Executivo, restando, como opção, a demolição de toda a estrutura. Nas confissões do ex-líder, a história parece retroceder e traz de volta os episódios mal explicados da refinaria Pasadena, que chegaram dentro do palácio pela própria presidente Dilma.

Pesaram na decisão de Delcídio fatores como da pressão de familiares, o experimentar, na própria pele,  abandono do partido e dos companheiros, além, é claro, da decisão do STF de encurtar o caminho da cadeia já na segunda estância da Justiça. Os exemplos, ainda vivos, de Marcos Valério e Kátia Rabello também serviram de incentivos observados pelo senador Amaral para não ter que prestar contas diretamente ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba.

Essa é, com certeza, a quinta-feira negra do governo. Segundo notícias, o documento com as confissões do senador teria mais de 400 páginas, ou seja, o mesmo volume de um bom conto policial. De toda forma, é preciso ver para crer se essas novas revelações terão o efeito catalisador para abrir o governo. A pressão gigantesca que um personagem com esse potencial de denúncias pode sofrer por parte de membros do governo petista não é nada desprezível e pode, como já aconteceu, mudar os rumos, calando a verdade.

 

A frase que foi pronunciada

“A vida é uma corrida entre a educação e a catástrofe.”

George Orwell

 

Suposições?

Mais notícias interessantes sobre o caso senador Delcídio podem ser lidas no Diário do Centro do Mundo, na internet.

 

Sintonia

O senador Waldemir Moka quer emplacar o pensamento da população brasileira. Todo preso deve ressarcir o Estado das despesas durante a internação na cadeia. Se dependesse da sociedade, a lei já estaria sendo aplicada.

 

Mobilidade

Por falar em sistema prisional, não há preocupação com a acessibilidade. Parentes cadeirantes de presos não podem visitá-los por absoluta falta de condição física dos espaços para quem tem deficiência física.

 

Facial

Humberto Fonseca veio para provar que a superficialidade impera nas redes sociais. A beleza física do novo secretário de Saúde não suprirá a falta de médicos na rede pública nem fará aparecer medicamentos e produtos médicos hospitalares. Pena que a população não manifeste esse carinho com as milhares de pessoas que saem dos hospitais sem atendimento. Queira Deus que haja estética na saúde do DF cuja a gestão até agora tem sido estática.

 

Universidade

Insustentável a situação da UnB. Muitos alunos entrando e muito pouco aluno conseguindo concluir o curso. O resultado é temerário. Para se ter uma ideia da situação, não há matérias disponíveis para quem está se formando e precisa de créditos. Há fila de espera com centenas de alunos para várias disciplinas.

 

História de Brasília

Lamentável, que o sr. Carlos Lacerda, depois de defender durante tanto tempo a liberdade de imprensa, encha os jornais de censores, limitando o trabalho intelectual. Sórdido, repugnante e contraditório o ato do governador, que fez sua vida em jornais, principalmente desfrutando a liberdade que os outros lhe deram. O governo tem dessas coisas. Institui em Brasília os setores, faz com que todo o mundo obedeça e ele mesmo, usando do seu poder, desobedece. Queremos nos referir à Rádio do Ministério da Educação, que está situada no Setor Escolar, quando Brasília dispõe do Setor de Rádio e Televisão. (Publicado em 1º/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin