Lago Paranoá está indo pelos ares

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

Foto: jornalregional.com.br
Foto: jornalregional.com.br

         Não foi por falta de aviso que o GDF, no caso, e a Agência de Desenvolvimento (Terracap) deixaram de providenciar, a tempo, obras preventivas para conter o assoreamento do lago Paranoá. Aqui mesmo, nessa Coluna, por diversas vezes, foi feito o alerta de que as obras, à toque de caixa, do Setor Noroeste, estavam levando ao assoreamento do braço Norte do Lago Paranoá, ao lado da Ponte do Braguetto.

            Era visível por quem passava pelo local, que diariamente a água que formava aquele imenso espelho d’água, no estuário do Rio Bananal, vinha apresentando uma coloração acentuada de barro, indicando a presença massiva de sedimentos de terra. Não precisou muito para se verificar que aquele espelho d’água, que anteriormente tinha uma profundidade de mais de 4 metros em muitos pontos e onde alguns banhistas ousavam mergulhar por cima do parapeito da ponte, começou a apresentar sinais de acúmulo de terra, com o surgimento de ilhas de capim que, pouco a pouco, foram tomando conta do lugar.

           Infelizmente não foram tomadas quaisquer providências nem para dragar os milhões de metros cúbicos de terra que haviam sido carreadas para aquele sítio, nem para deter o fluxo contínuo de sedimentos que se acumulavam a cada dia. Pior do que essa omissão, foi dar início, também em ritmo acelerado, à gigantesca obra do anel viário do Trevo de Triagem Norte (TTN), sem que ao menos fossem adotadas medidas preventivas para que novo desastre ambiental fosse consumado com um mínimo de atenção naquela mesma região.

           O desenho traçado pelos técnicos em engenharia de estradas para a instalação de pontes e viadutos da TTN simplesmente desprezaram a existência de importantes minas d’águas naquela região, passando por cima de nascentes que, no tempo da construção da Ponte do Braguetto, serviram muito bem para abastecer, com água de boa qualidade, o imenso acampamento que existia onde é hoje QL 01 do Lago Norte.

Foto: popa.com.br
Foto: popa.com.br

           Nos anos sessenta era clara a existência de uma extensa mata ciliar que protegia aquelas nascentes de um lado e de outro das margens do Lago e que faziam daquela região um verdadeiro santuário para peixes e aves. Com o avanço inevitável do progresso e da ganância, dificilmente aquela região poderá recuperar o antigo equilíbrio ecológico e paisagístico, deixado para trás como empecilho ao crescimento desenfreado da cidade.

               Agora, tardiamente, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) requisitou providências administrativas em relação aos empreendedores do Setor Noroeste e do Trevo de Triagem Norte com relação ao assoreamento daquela região que reduziu drasticamente o armazenamento daquele manancial, contribuindo, segundo os promotores, para piorar a qualidade da água, numa época de escassez hídrica e em que o próprio GDF passou a captar água para o abastecimento da população.

A frase que foi pronunciada:

“Água sim, ouro não!”

Povo peruano, com o instinto de sobrevivência, contra o Projeto Conga de exploração mineira.

Charge: paradesenhar.wordpress.com
Charge: paradesenhar.wordpress.com

Partida

Ida foi quem anunciou a partida de Cauby. Disse que a sobrinha Nina confirmou que com a chegada de Cauby teria Xaxado no céu.

Foi assim

Quando a pessoa é boa e morre todos querem falar dela. Foi assim no enterro do amigo Cauby de Oliveira. Ana Ghita lembrou que recitava com ele Augusto dos Anjos, “Budismo moderno”. Tome, Dr., esta tesoura, e… corte Minha singularíssima pessoa./ Que importa a mim que a bicharia roa Todo o meu coração, depois da morte? (…)Ah! Mas o agregado abstrato das saudades/ Fique batendo nas perpétuas grades/ Do último verso que eu fizer no mundo!

Marca

Otaviano lembrou de três palavras para definir Cauby. Retidão, coerência, loucura e alegria. Além de ensinar os filhos sobre o horror do preconceito e a importância da tolerância.

Vivas

Iara comunicou que a despeito das religiões, Cauby ficaria com a Golda onde ela estivesse. Aqui na terra ou em qualquer lugar. Falava de ser judeu ou não. Marília Panitz bradou: Viva a subversão! Arrancou risos de quem conhece bem a família pioneira, alegre e ligada à arte de viver a verdade.

Profundo

Foram muitas as falas, as músicas, as homenagens, as lágrimas, sorrisos e as gargalhadas. Uma homenagem intensa, dos descendentes de Abraão ao gibão de couro do agreste. Como os Pietrikovsky de Oliveira.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

E o pior de tudo é atacar a pediatria, que possui excelente equipe, devotada e cumpridora do dever, sem desmerecer as demais. É negar a atenção que se deve a quem trabalha com atenção e desvelo. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin