Gasolina pior para os reclamões

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

Charge: sergioaperon.com.br
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         Houve tempo em que o governo federal podia resumir sua gestão com o lema: “governar é abrir estradas”. Mas isso foi há 90 anos atrás, quando Washington Luís usou dessa frase durante a inauguração da primeira rodovia construída no país, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, em agosto de 1928.

         De lá para cá, com poucas variações, seguimos teimando em interligar o país apenas por rodovias asfaltadas, amarrando nosso destino e nosso desenvolvimento às boleias dos caminhões, indiferentes às mudanças do tempo. Houvéssemos optado, no século passado, pelo transporte ferroviário em larga escala, sem dúvida alguma estaríamos muito mais à frente em termos de desenvolvimento econômico.

         Nenhum país desenvolvido pode alcançar esse estágio econômico prescindindo do transporte ferroviário. Não seria exagero dizer que as ferrovias formam o principal e mais básico eixo de infraestrutura capaz de alavancar e garantir o progresso. Não é por acaso que é, de longe, o principal meio de transporte de cargas e pessoas daqueles países.

         Ao atrelar a economia brasileira fundamentalmente às rodovias, imediatamente passamos a depender do petróleo e de seus derivados, do pneu do caminhão ao asfalto das próprias rodovias. Com a formação dos cartéis internacionais do petróleo no final dos anos sessenta, passamos de dependentes dos combustíveis fósseis a reféns dos grandes produtores, tipo OPEP. Mesmo ao nos tornamos um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo, prosseguimos, por outras vias, dependentes e amarrados à indústria petrolífera, principalmente agora com a flutuação diária dos preços desse produto no mercado internacional.

Charge: institutoparacleto.org
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        O tempo é delicado com a descoberta de que a estatal brasileira (Petrobras) foi usada e abusada por governos passados para financiar partidos e políticos de todas as matizes ideológicas, dentro do maior escândalo de corrupção de nossa história. Exaurida e depauperada ao máximo por verdadeiras quadrilhas, a Petrobras amargou os maiores prejuízos desde sua criação. Obviamente, que por nossa dependência crônica desses derivados, fomos chamados a reparar os danos econômicos causados a estatal, na forma de aumentos espetaculares nos preços dos combustíveis. Sob o argumento da flutuação nos preços dessas commodities no mercado internacional, o que os brasileiros e os brasilienses, de modo particular, têm experimentado, é a surpresa das variações nos preços desse produto, sempre para cima, fazendo com que nossos combustíveis, incluindo o gás de cozinha, se situem entre os mais caros de todo o continente.

         Em 2017, o valor médio nos preços da gasolina subiu 9,16% para uma inflação anual registrada em 2,9%, ou seja, 3 vezes mais. O pior, é que esse quadro não tem perspectiva de melhora, sendo que novos aumentos não estão descartados.

         Como miséria pouca é bobagem, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou, agora, a venda em todos os postos de abastecimento da gasolina do tipo “formulada”, que vem a ser a gasolina combinada com outros 200 solventes. Mais barata, com menos rendimento, mais poluidora e muito mais danosa para os motores dos automóveis, essa será a alternativa posta aos consumidores que reclamam.

          É o preço que todos os brasileiros têm de pagar para tapar o rombo deixado pelas gestões passadas recentes e pelas opções feitas, ainda no início do século passado, ao amarrar nosso destino ao ouro negro, desconhecendo a lenda que fala da maldição do petróleo e que a Venezuela, nossa vizinha e uma das maiores produtoras do planeta, é um exemplo vivo e atual.

A frase que foi pronunciada:

“ É assim que o mundo termina. Não com um estrondo, mas com a choradeira.”

T.S. Eliott

Leitor

Há muito venho falando e denunciando o abandono do nosso Lago Norte, o que eu chamo de “Paraíso Abandonado”. A realidade deste bairro é exatamente o que está contido no artigo. Se não bastasse o descaso do governo, existem ainda a falta de senso de alguns moradores que, sob o argumento da falta de segurança, cercam seus lotes com plantas espinhosas e agressivas que invadem as calçadas e obrigam os pedestres a descer das calçadas, expondo-se aos riscos de ser atropelados. Missiva de Augusto Evaristo Borges.

Novidade

Foto: cultura.gov.br
Foto: cultura.gov.br

Com o advento da Internet, a questão dos Direitos Autorais tornou-se incontrolável. O poderio do Ecad suscitava desconfiança por todos os lados. Depois de uma CPI na Câmara e outra no Senado, constatou-se que, apesar de ter sido criado pela Constituição, o Ecad não tinha o mínimo de transparência. Agora, o ministro da Cultura, Sá Leitão, habilitou outras entidades para gerir os direitos autorais dos artistas. São elas além do Ecad: Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), Associação de Músicos Arranjadores e Regentes (AMAR/SOMBRÁS), Associação de Intérpretes e Músicos (ASSIM), Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM), Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais (SICAM), Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (SOCINPRO) e União Brasileira de Compositores (UBC). Dividir a verba e dobrar a transparência é o que se espera.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Já começaram a chegar à Esplanada dos Ministérios, as primeiras máquinas paralisadas de Brasília. (Publicado em 13.10.1961)

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