Fotografia

Publicado em Íntegra

Fotos por si só revelam detalhes e histórias escondidas por baixo dos fatos, indo muito além da palavra escrita, expondo o contexto na sua crueza, comme il faut. Na foto em que aparecem os mais recentes hóspedes à disposição do juiz Sérgio Moro, em Curitiba — a saber, o marqueteiro João Santana e sua sócia, Mônica Moura —, um detalhe foge ao lugar-comum de outras imagens do gênero que têm sido divulgadas pela mídia nos últimos tempos, envolvendo os presos da Operação Lava-Jato.

Na imagem distribuída agora, em que aparece o publicitário em segundo plano, algemado com as mãos para trás, chama a atenção a figura de sua companheira, em primeiro plano. Também algemada e parcialmente escondida por trás de chamativo óculos de grife, surge a figura rotunda de Mônica, expondo a cabeça exageradamente erguida, na qual esboça o que parece ser um sorriso misterioso, misto de nervosismo e deboche. Entre o sorriso alvar, mascar chicletes enquanto é presa faz pensar que não há o menor problema nisso.

Ao contrário de fotos já mostradas até agora, em que os detidos famosos apresentam certo ar de desconforto e, por isso mesmo, procuram abaixar a cabeça e esconder o rosto, o ar de desafio da mais nova detenta chamou a atenção do público, gerando milhares de comentários na internet.

Para muitos internautas, trata-se de arrogância pura de quem se sente acima dos demais e, por isso mesmo, imune aos rigores da Justiça comum. Para um pequeno grupo de pessoas ligadas ao que acontece nos bastidores do governo, por trás do sorriso enigmático de Mônica percebe-se recado cifrado aos figurões da República nos moldes: tratem logo de me tirar daqui, caso contrário, digo o que sei, vi e ouvi.

A figura dos marqueteiros ganhou destaque singular nos governos e escândalos petistas, não só pela importância e fascínio que os meios de comunicação exercem sobre os políticos vaidosos, mas, sobretudo, por um fato prosaico e comum aos mortais: o mundo multimilionário que as campanhas políticas no Brasil inauguraran com a retomada da democracia, tem exalado, por demais, o cheiro afrodisíaco do dinheiro. É ele que atrai e junta essa gente toda. Antes, nos palácios e, agora, na prisão.

 

A frase que foi pronunciada

“Tanto o entorno de Lula quanto o do Planalto mostraram-se alvoroçados. Dilma Rousseff, ecoando a recente carta aberta dos advogados, viu ares de Idade Média nas investigações. São reações a um mesmo sentimento: o de que a Justiça e as instituições estão marchando fortes para punir quem transformou o Brasil num cofre a ser arrombado.”

Carta de formulação e mobilização política, do Instituto Teotônio Vilela

 

Release

O violonista Fabiano Borges escolheu o Ecai para lançar seu CD Latinoamérica, neste domingo (28/2), em dois shows: às 16h e às 18h. Fabiano é mestre em violão pela Universidade de Brasília. O espetáculo conta ainda com Ted Falcon (violino), Fernando Machado (clarineta e clarone), Pablo Fagundes (gaita) e Luiz Duarte (segundo violão). O Ecai fica na CLN 116, Bloco A.

 

OAB & Ajufe

Interpretação em questão. De um lado a OAB, contrária ao entendimento do STF. A Ordem defende que não é prudente a execução provisória da pena, já que erros acontecem, como em decisão que venha a ser reformada. Os danos seriam irreparáveis aos encarcerados injustamente. Já a Associação dos Juízes Federais do Brasil entende que a decisão do Supremo é um marco na evolução do processo penal brasileiro. É a forma de acabar de vez com os recursos protelatórios que favorecem a impunidade.

 

Sensacional

Airbnb é forma de hospedagem muito barata. É preciso buscar o site na internet e fazer a reserva em casas de famílias que recebem os turistas. Você pode, inclusive, hospedar também e ganhar uns bons trocados.

Vale conhecer.

 

Caixinha

Johnson Ceras, Reckitt Benckiser, Osler, Johnson& Johnson e Weleda são as empresas que tiveram a venda de repelentes incrementada pelo pernilongo Aedes.

 

Achado

O herbicida glifosato estava presente em várias marcas de cerveja alemã.

 

Perdido

Se o fato ocorreu na Alemanha, onde a segurança alimentar é rigorosa, imaginem se os laboratórios brasileiros se arvorarem na mesma pesquisa. Aqui no Brasil, o consumidor de produtos naturais fica entre o coliforme fecal e os agrotóxicos.

 

História de Brasília

O avião, liberado de madrugada, só saiu às 7h, sem passageiros, levando a bordo apenas um capitão da Força Aérea, com destino ao Rio. Os prejuízos da Varig vão a vários milhões de cruzeiros. (Publicado em 1º/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin