Infraestrutura no chão

Publicado em ÍNTEGRA

Quem ocupa cargo no Executivo sabe que administrar é, antes de tudo, ter disposição para se tornar saco de pancada da população. Mesmo os gestores mais dedicados sofrem com o que chamam de ingratidão perene da sociedade. Também, não é para menos. Em uma sociedade em que os impostos arrancam, diretamente, mais de um terço da renda dos trabalhadores e, indiretamente, tomam o restante, embutido nas mais variadas formas de bens de consumo, cobrar ação do Estado é mais do que uma obrigação, é modo de exercer a cidadania.

A crise econômica que atinge o país não poupa a capital. O encurtamento do dinheiro é sentido em todos os serviços públicos da cidade, principalmente nos mais sensíveis, como a saúde. O desabastecimento de produtos de uso hospitalar de primeira necessidade é fato. Nos postos de saúde, a procura pelas vacinas contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) tem sido em vão.

Para muitas gestantes, a opção tem sido buscar o medicamento em clínicas particulares, nas quais os preços são mais do que o dobro da rede pública. O mesmo ocorre com as vacinas imunizadoras contra a hepatite B, em falta na maioria dos postos. Nas clínicas particulares,  simples dose de vacina contra a meningite B chega a custar R$ 800. A culpa, segundo os médicos, é do dólar alto, já que esses medicamentos usam insumos importados.

Dizem que a tendência é de que haja ainda mais aumentos. A subida na cotação da moeda norte-americana e da inflação, que só neste mês ficou em 1,4%, o maior desde 2003, é a causa da disparada dos preços dos medicamentos, afetando basicamente a população de baixa renda.

Se o caso é coração, a população já sabe que o Hospital de Base, referência em casos de cardiologia, está em colapso. De acordo com reportagem feita por Otávio Augusto e Camila Costa, do Correio, faltam enzimas cardíacas e marca-passos. Os exames de cardiologia não estão sendo realizados.

Só no ano passado, a falta de recursos levou ao fechamento de 20 UTIs geral e pediátricas, além de 30 leitos das especialidades de neurologia, urologia, infectologia, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, reumatologia, ginecologia oncológica, angiologia e mastologia, informa a reportagem. As causas da falta de infraestrutura na saúde pública são múltiplas e decorrentes da crise profunda enfrentada pelo país. Mas, para a população, a corrupção endêmica e a gestão deficiente e sem rigor são as causas primeiras.

 

A frase que não foi pronunciada

“A surra que a oposição dá no governo é igualzinha a surra que a vovó me dá. Com gravata de seda do vovô”

João Marcelo, entre a infância e as notícias

 

Enfim

Neste ano, o governo Rollemberg quer diminuir as filas na Rodoviária para a compra do passe estudantil. Basta preencher o cadastro no portal do DFTrans. A lista completa dos documentos necessários para a retirada do passes também está lá. Ao todo, são 54 viagens mensais.

 

Mudanças

Family Hair é salão bastante frequentado no Lago Norte. Acostumadas com a tranquilidade do local, as clientes levaram um susto e tanto. Um rapaz entrou no local, roubou todos os objetos possíveis, dinheiro e, da mesma maneira tranquila que entrou, saiu. Depois do ocorrido, funcionários da farmácia disseram que também sofreram assalto à mão armada.

 

Brinquedo, não

Armas pesadas usadas por grupos criminosos foram encontradas em creche na região metropolitana de Porto Alegre. Um homem estava guardando os artefatos nos fundos da escola quando foi preso em flagrante.

 

Na frente

Todas as possibilidades de tirar os primeiros lugares são dadas ao Brasil quando o assunto é negativo. Educação, grau de investimento, violência, cárceres em estado precário. Dessa vez o nosso país foi o único do Brics rebaixado pelas três agências que avaliam o grau de investimento.

 

História de Brasília

Foram, igualmente, suspensos todos os voos para Porto Alegre e países do Prata, exceção feita aos voos de Boeing, que vão até Buenos Aires, Montevidéu, entretanto, não está mais recebendo aparelhos da Varig. (Publicado em 1º/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin