Escola e disciplina

Publicado em Íntegra

VISTO, LIDO E OUVIDO

Criada por Ari Cunha desde 1960

jornalistacircecunha@gmail.com

com Circe Cunha e Mamfil

 

Alguns programas e projetos, pela importância que têm para o futuro da sociedade, pelo volume de recursos que disponibiliza, pelo tempo necessário que requer para apresentar resultado e pelo apoio que recebe da população, a que sempre melhor pode avaliá-los, não deveriam sofrer processos abruptos de descontinuidade. É o caso do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) que, por decisão do atual presidente da República, será encerrado até o fim deste ano letivo. Se o mandatário tivesse mandado fazer uma consulta, mesmo informal, junto aos pais de alunos, que acompanham de perto esse modelo, ou mesmo ouvido os governadores, prefeitos, por certo, seria forçado, pelas evidências, a repensar sua decisão ou mesmo adiá-la sine die.

Talvez, mais simples ainda, teria sido observar o que foi analisado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Educação. De acordo com os técnicos, que conhecem e pesquisam os assuntos relativos à educação em nosso país, a realidade trazida pelo modelo das escolas cívico-militares recomenda, por seus indicadores na melhoria do sistema ensino-aprendizado, não só a sua manutenção, como uma possível expansão do programa.

Somando-se os dois modelos que existem hoje do Pecim, o programa atinge um total de aproximadamente 202 mil alunos em diversas cidades e municípios espalhados pelo país, inclusive no Distrito Federal. Portanto, está presente em todas as unidades da Federação.

Criado em 2019 pelo ex-presidente Bolsonaro, o programa começou a funcionar no ano seguinte e causou muita polêmica, principalmente entre o pessoal da esquerda, sofrendo ataques de todos os lados, inclusive por parte da imprensa. Alguns especialistas em educação chegaram a fazer uma forte campanha contra esse modelo, taxando-o de retrógrado e sem conteúdo didático válido. O que essa gente não contava é que o programa, depois de efetivamente testado na prática, mostrou-se de grande eficácia e valia tanto no problema endêmico da violência física nas escolas, envolvendo alunos com alunos e alunos contra professores, com uma redução desses casos em mais de 82%. A mesma redução se verificou com relação a violência física, que foi também de 82%.

O problema de décadas que era a evasão escolar, com alunos abandonando as escolas foi reduzido também em mais de 80%, segundo as pesquisas. Com dados positivos dessa natureza, não surpreende que 85% das comunidades diretamente beneficiadas consideraram que o programa era satisfatório, pois havia melhorado muito o ambiente escolar, com mudanças visíveis no comportamento de crianças e adolescentes. Também no rendimento escolar, a aceitação foi total, com o aumento significativo nas notas.

A decisão de encerrar o programa, segundo alguns parlamentares, governadores e prefeitos, obedeceu a ditames puramente ideológicos e defendidos pelo atual ocupante do Palácio do Planalto, o que repercutiu muito mal entre a classe política. Após o anúncio, diversos políticos em todo o país subiram à tribuna para protestar contra a medida. Curiosamente, não se ouviu uma voz sequer da situação defendendo a medida. Tão logo foi anunciada a decisão de encerrar o programa, diversos governadores e prefeitos deixaram claro que darão continuidade, por conta própria ao Pecim em suas regiões. Não por ideologia, mas pelos resultados.

 

A frase que foi pronunciada

“A disciplina é o fogo refinador pelo qual o talento se torna habilidade.”

Roy L. Smith

 

Agência Câmara

O deputado federal José Medeiros comemora a aprovação de seu projeto que define como produtivo imóvel rural que mantenha a área ambiental preservada. “Não pode ser estimulada a desapropriação de terras que possuem reserva legal mantida e que respeite a legislação quanto às áreas de proteção obrigatórias”, diz o autor do projeto.

 

Sucesso

São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal são alguns dos estados que confirmaram a intenção de dar prosseguimento ao Programa Nacional de Educação Cívico-Militar (Pecim). Outros governadores prometem engrossar essa fila e até falam em dar novos incentivos ao Programa, que tem se confirmado como um modelo de sucesso.

 

Paz

Uma das razões que mais pesam sobre essa atitude de dar prosseguimento ao programa é que ele tem tido reflexos diretos na questão da violência nas escolas, sobretudo aquela que afeta diretamente os professores. Nas últimas décadas, têm aumentado exponencialmente os casos envolvendo agressões físicas e verbais contra os docentes.

 

História de Brasília

Nós havíamos prometido dissecar o assunto energia elétrica de Brasília. Aqui estamos para isso, com as piores notícias que poderíamos dar para o povo. Brasília não terá energia abundante, pelo menos durante dois anos. (Publicada em 22/3/1962)

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