Dilma, quid ploras?

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

Nem ao menos na hora mais grave para todos e particularmente para ela se ouviu, no discurso derradeiro de Dilma Rousseff perante os senadores, qualquer lampejo de sinceridade, capaz de iluminar a própria defesa com os traços incontestes da verdade. Com isso, o pronunciamento, em forma de defesa, ficou mais uma vez, na água rasa da propaganda dos pretensos feitos espetaculares do governo.

A verdade não está no texto preparado a muitas mãos, ela está presente e pode ser encontrada nos fatos detectados pelos cinco sentidos de cada um dos 12 milhões de desempregados e dos muitos outros milhões de jovens que ainda não entraram nas estatísticas e seguem sem perspectivas de trabalho.

Os fatos estão nas gôndolas dos supermercados, onde os preços dos alimentos disparam a cada dia. O julgamento de Dilma pelo Senado é muito mais do que um veredito sobre seu governo. Alcança de forma muito mais ampla todo um jeito peculiar de fazer política e que acabou por levar a prisão e a pesadas penas figuras de destaque de seu partido.

A cooptação de apoio por meio de pagamentos mensais ou o fortalecimento dos cofres de seu partido e de seus apoiadores é apenas a ponta visível de uma enorme montanha de outros escândalos. Ao desaguar no Senado os momentos finais do julgamento da presidente, o que esta alta Corte está fazendo na realidade é dando prosseguimento à vontade soberana da maioria dos representantes da população com assento na Câmara dos Deputados.

Por sua vez, fica entendido também que o principal motivo que desaguou no processo de impeachment não foi, como querem fazer crer, levado por vingança pessoal do ex-presidente da Câmara. O catalisador para afastar Dilma foi dado primeiro pelos gigantescos e espontâneos manifestos de rua, contra o qual não há o que se duvidar. Mas, na origem de todo o processo, que poderá levar sua defenestração definitiva, estão características de sua personalidade irrascível, incompatíveis para o exercício do cargo numa República em que os Poderes têm o dever precípuo de se entender e de bem se relacionar.

Pelo que se tem visto até aqui, a escolha antinatural de Dilma para suceder Lula, com base apenas nos índices de popularidade de seu antecessor, se mostrou um desastre de grandes proporções e que nunca mais deve ser repetido. Nem mesmo nesta hora grave seu partido teve o juízo de se recolher constrangido diante da sucessão de erros. Preferiu transformar o momento triste em material para um documentário feito sob medida e que trará a visão obtusa dessa legenda sobre esse episódio. Por que choras, Dilma? Para aparecer bem na fita, diz seu íntimo.

A frase que foi pronunciada

“ – Como é que o Jornal do Senado publicou uma foto da presidente Dilma no plenário antes que ela chegasse ao Senado?

– Seu bobo! Ela usou a mesma roupa no dia 2 de fevereiro, dia em que a foto foi tirada. Por isso parece que a foto é de hoje!”

Conversa amena ontem entre funcionários da Casa na chegada da dona Dilma

Opinião

Nosso leitor conta que em 2011 viajou para o Canadá e foi tratado no aeroporto de Toronto como suspeito de ser bandido da máfia italiana ou terrorista palestino. Logo depois, foi liberado. A filha, canadense, filha de canadense, depois de passar 20 dias no Brasil, foi detida no aeroporto de Nova York e perdeu o avião para Montreal. “Em verdade, as autoridades desses países ‘civilizados’ são muito arrogantes e trabalham sob estresse” comenta o depois de ler a coluna intitulada “Hora de descer do pódio”.

Transporte

Outra carta de leitor devidamente identificado que prefere que o nome não apareça na coluna dá a sugestão ao governo Rollemberg de estimular duas empresas diferentes para as linhas do transporte público de Brasília. Acredita ele que só assim a qualidade poderia melhorar.

Leitura

Hoje, às 19h, no Carpe Diem, na CLS 104, lançamento do livro de Rubi Germano Rodrigues – A Teoria dos Princípios….de Platão.

Autonomia

Nada escapa aos Antagonistas. O site mostrou que José Eduardo Cardoso ajudava dona Dilma nas questões colocadas onde ela deveria responder por opinião própria. Hoje, o portal publicou que depois da acusação acabou a cola

História de Brasília

O fato de ser do PSD ou de ser de Goiás não implica na importância do partido ou do Estado. São valiosos, mas dentro dos seus quadros, dentro de suas funções. Uma coisa é PSD, outra coisa é Goiás, e outra coisa muito diferente é Brasília.(Publicado em 13/09/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin