Compasso de espera

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

Desde que foi iniciado o processo de impeachment da presidente Dilma, o país inteiro entrou numa espécie de compasso de espera. Para uma nação envolta na maior recessão de toda a sua história, aguardar de forma passiva o desfecho do julgamento da presidente só tem feito piorar a situação econômica de todos, adiando decisões importantes e quem sabe, perdendo o time e a oportunidade de serem adotadas corretivas adequadas.

Enquanto o relógio permanece girando, os índices econômicos negativos, alojados hoje no que os economistas já identificam como depressão, o chicote do desemprego, segue batendo forte no lombo dos brasileiros. Somente em julho cerca de 9,5 mil vagas simplesmente evaporaram. No ano todo, segundo o Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged), já são mais de 623 mil empregos que desapareceram. A reversão total desse quadro geral de desempregados, que já ultrapassam os 11 milhões de brasileiros, consumirá alguns anos de intenso esforço. Mesmo nos redutos tradicionais e berço do petismo, o desemprego nas indústrias automobilísticas é altíssimo.

Enquanto a economia patinar numa taxa de crescimento perto de 1%, os especialistas asseguram que será impossível a geração de postos de trabalho. Em dois anos, o Produto Interno Bruto recuou mais de 7%, sendo praticamente impossível retomar o caminho de volta antes de pelo menos cinco anos. Para o Partido dos Trabalhadores ser apeado do poder pelo o que é chamado de conjunto da obra, em que se destaca justamente a destruição de milhões de postos de empregos, soa quase como veredito derradeiro para a legenda e pode enterrar por muito tempo também as pretensões políticas do grupo.

Nesse sentido, as presenças tanto da presidente afastada Dilma Rousseff, quanto do ex-presidente Lula no plenário do Senado, amanhã, poderá conferir às etapas finais do julgamento de impeachment um teor histórico dos mais preciosos. Transmitido ao vivo para todo o país e para o mundo, nesse julgamento, quem efetivamente estará sentado no banco dos réus será precisamente aquele que pediu abertamente aos eleitores de todo o país que votassem em sua candidata como se fosse nele próprio. Nas voltas que o mundo deu, o prestidigitador se vê agora com as cordas de sua própria marionete presas em volta de seu pescoço.

A frase que foi pronunciada

“Quem quer pegar uma galinha não fala Xô!”
Senador Telmário Mota, explicando o PT

Dados
Entre 2012 e 2015, jovens de 13 a 15 anos passaram a buscar profissionais de saúde 14% com maior frequência. Em parceria com o IBGE, os ministérios da Saúde e da Educação atestaram um indicador impressionante. Entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 55,3% buscaram um profissional da saúde no ano passado.

Indefinição
Por falar em números, a Câmara de Comércio Americano (Amcham) divulgou uma enquete, em que ouviu 155 diretores financeiros sobre o atual momento econômico brasileiro, ajuste fiscal e perspectivas. Para 48% dos diretores e dos gestores financeiros, a votação do impeachment está atrasando investimentos e decisões estratégicas empresariais.

Importante
Enquanto dona Dilma visita o Senado amanhã, vão participar da audiência pública sobre o novo regime fiscal e o teto de gastos global da União, na Câmara dos Deputados: Arionaldo Bonfim Rosendo, subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde, representando o ministro Ricardo Barros; Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde; Alessio Costa Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; e Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal. Anexo II plenário 13.

Noite agradável
Bela a coleção de artes do advogado Pedro Gordilho. Ele recebeu amigos para a assinatura do catálogo das peças expostas em sua residência. A equipe da coluna Visto, lido e ouvido agradece as belas palavras na dedicatória.

Portal
A OAB aproveita o mês do advogado para preparar um site mais amigável, interativo, educativo e transparente. O mote permanece: “Advogado valorizado e cidadão respeitado.”

História de Brasília

A informação extraoficial que se tem é a de que a Prefeitura será “dada ao PSD de Goiás”. Prefeitura não se dá, Brasília não se concede. Escolha-se um técnico da equipe que a construiu, e seja este, o prefeito.(Publicado em 13/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin