A velha política

Publicado em Íntegra

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

Charge: jornalggn.com.br
Charge: jornalggn.com.br

           Houvesse apenas uma bala de canhão a ser disparada, sem dúvida nenhuma, esse tiro deveria ser voltado contra a cartilha contendo os antigos métodos de fazer política. Este é o principal obstáculo que impede o país de adentrar definitivamente para a modernidade e cumprir, assim, seu objetivo maior que é dar garantia de vida mais digna a todos os brasileiros.

           Uma vez destruído o velho manual político, herdado e seguido à risca pela grande maioria das lideranças com assento no Congresso e no Executivo, muitas das mazelas que atormentam a vida do cidadão de bem, por séculos, deixariam de existir, fulminadas pelo disparo certeiro. É com base nas velhas práticas políticas que vamos, revivendo, ano após ano, eleição, após eleição, os mesmos aspectos de nosso subdesenvolvimento, numa jornada inútil que, a semelhança de um cachorro doido, corre desesperado atrás do rabo, sem jamais alcançá-lo. 2018, de acordo com o horóscopo chinês, será regido pelo Cão e pode ser literalmente um ano de cão, caso prevaleçam as mesmas condições que mantém o país no poço do atraso. Se quantidade denotasse qualidade, pelo número de partidos políticos que orbitam o Legislativo atualmente, seríamos exemplo de democracia para outras nações. Nesse quesito, servimos bem, e isso sim, como um modelo de pluripartidarismo que não deve ser seguido por ninguém, sob pena de impor ao cidadão o ônus de vir a sustentar uma superestrutura política composta por legendas que, em sua grande maioria, existem apenas como sigla de aluguel e para sorver recursos públicos a mancheia e que benefício nenhum presta à sociedade.

Charge: blogespadadedamocles.blogspot.com.br
Charge: blogespadadedamocles.blogspot.com.br

                 É na velha e encardida cartilha que estão preceituadas as regras para o loteamento das estatais e dos principais órgãos da administração pública. A indicação de pessoas desqualificadas para ocuparem cargos eminentemente técnicos, tem como estratégia, e isso já foi mais do que provado, favorecer o partido que apadrinhou a nomeação e dessa forma, abrir os cofres dessas empresas e órgãos públicos ao tráfico de influência dessas legendas. A cada quatro anos após as eleições recomeça tudo de novo, com a composição de novos membros do governo, novas nomeações, novos acordos políticos para a formação das bancadas de apoio ao Executivo, tudo feito dentro da velha regra da dança das cadeiras em que os personagens de sempre correm atrás de um assento que lhe garanta bons rendimentos.

      Demagogia, corrupção, fisiologia e patrimonialismo escancarados permanecem inalterados. Após a acomodação de todos, com cada um garantindo seu quinhão do Estado, tem início a corrida por emendas parlamentares e de bancadas, novos financiamentos para as próximas eleições, fundos partidários e outras verbas tiradas do bolso do cidadão, conforme orienta a velha cartilha política.

A frase que foi pronunciada:

“A cultura devora a estratégia no café da manhã”

Peter Drucker

Contraste

Supervisão do campus. Trabalho eficiente e ágil no Uniceub. Um pendrive esquecido na biblioteca foi recuperado graças às câmeras e à presteza da equipe. Já na Biblioteca da UnB ou na Sala de Estudos 24h, sabendo da falta de segurança, pessoas entram com o intuito de furtar. Dezenas de laptops são levados na Universidade de Brasília e nada é feito em favor da segurança dos estudantes.

Foto: bce.ultramidia.com.br
Foto: bce.ultramidia.com.br

Perigo

Correm mais perigo os pedestres que se aventuram a caminhar nas poucas calçadas entre as quadras QI e QL do Lago Norte. Sem redutor de velocidade para os carros, o perigo é constante.

Mobilidade zero

Um passeio em Taguatinga com carrinho de bebê é um malabarismo. Calçadas em diferentes níveis, buracos, carros estacionando. Um caos.

Leitor

A verba do questionável e não honesto fundo partidário foi dobrada de um ano para cá; saltou de mais de 800 milhões este ano para mais de 1,6 bilhões de reais ( ! ) em 2018.

Aeroporto

Se está escrito que é proibido estacionar, não estacione. A Polícia Militar avisa que as multas no aeroporto são perfeitamente corretas. Melhor usar o estacionamento para receber os viajantes. Pelo menos custa menos que os R$120 de multa.

Gesto

Muita gente gostaria de doar o cabelo mas não sabe o que fazer. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília recebe e confecciona a peruca que é feita por voluntárias e entregue às pacientes. O telefone para os interessados em doar é 3315-1278 e 3364-5467.

Foto: redefemininabrasilia.org.br
Foto: redefemininabrasilia.org.br

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O pior disto é que a retenção das faturas, para serem soltas depois de arrecadados os 2%, é feita sob a alegação de que o dinheiro é “para a caixinha do Serejo”. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin