É preciso mudar, com urgência, a cultura do lixo

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

Charge: vendermeucelular.com.br
Charge: vendermeucelular.com.br

            Grandes cidades, grandes problemas. Invariavelmente essa é a fórmula que resulta da concentração de grandes aglomerados humanos em uma determinada área. Para países em desenvolvimento, como é o nosso caso, esses problemas são agravados ainda pela falta de recursos, de administração adequada e de outros fatores que transformam essas adversidades em questões que podem resultar na inviabilização no funcionamento de nossas metrópoles.

               A questão referente a destinação do lixo urbano, por suas consequências para o meio ambiente e para a saúde da população, e mesmo pelo volume absurdo que tem se acumulado ao longo dos últimos anos, deixou de ser um problema apenas da esfera local e passou a se constituir numa questão de interesse global.

             O aumento da população, dentro de um sistema que tem no consumismo contínuo e crescente a mola propulsora das economias, a destinação dos resíduos decorrentes desse processo sem fim, tem impactados cidades ao redor do planeta e é considerado hoje um dos grandes dilemas das civilizações modernas. Especialistas no assunto garantem que, ou a humanidade encontra uma solução para esse problema ou está fadada a vir a ser literalmente soterrada pelos subprodutos que geram a cada segundo.

                 Se dividirmos a quantidade de resíduos recebida diariamente pelo lixão da Estrutural (7,2 mil toneladas), pelo número de habitantes (3 milhões), temos que em apenas um dia cada brasiliense produz a fantástica quantidade de 2,4 quilos de lixo ou 876 quilos por ano. Esse fato se explica, em parte, pelo elevado consumo e o alto poder aquisitivo da população local.

                   Com números dessa magnitude, as variáveis necessárias para a solução do problema terão que ser também gigantescas e abrangerem desde a reeducação e conscientização da população para o dilema, com a introdução da universalização da coleta seletiva de lixo e da formação de uma longa e refinada cadeia de reciclagem, até ao reaproveitamento, máximo, dos resíduos produzidos pelos brasilienses.

Charge: verdecapital.wordpress.com

                  É nas escolas de base que essa formação fundamental deve começar, ensinando aos alunos o quão urgente é Refletir sobre o tema, Reduzindo o consumo, Reutilizando os produtos e Reciclando a matéria-prima, de forma a Reintroduzi-la na cadeia de consumo, e com isso, Recuperar a capacidade da natureza de prover o ser humano de forma sustentável e perene.

                   Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas dada a urgência e a grandeza do problema que ameaça a todos nós, indistintamente, é preciso dar início ao processo, envolvendo não só todo o governo, mas sobretudo toda a população, num esforço conjunto, porque a essa altura já se sabe, com certeza, que esse não é apenas um problema desse e de outros governos que virão, mas uma tarefa de longo prazo que deverá ser obrigatoriamente repassada de geração a geração.

Função

Estourou um cano no apartamento de um deputado é um deus nos acuda. Liga para o assessor, que liga para outros números tentando resolver o problema. Esse é um dos poucos momentos em que os deputados são tratados com burocracia. Na verdade, deveriam servir ao país recebendo o mesmo salário que recebiam antes da candidatura. Nesse caso viriam para Brasília para servir e não para se servir.

Release

Hoje é o encerramento do 153° encontro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – COSU. O encontro ocorre semestralmente e em diferentes cidades do país, sendo que cada evento é organizado pelo Departamento do Estado em que a cidade que o está sediando está inserida. O evento foi recepcionado pelo IAB-DF

Atual

Já entre 2003 e 2004 o amigo de Lula, frei Betto, sentiu o ambiente onde se metia como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador da Mobilização Social do programa Fome Zero. Mosca Azul é o nome do livro onde ele coloca a democracia sob a lente de Hanna Arendt, Robert Michels, Platão e Aristóteles, Maquiavel e Montaigne, Marx e Max Weber. O PT conseguiu sua crise quando teve a tentação moral com o poder nas mãos.

Simples assim

Cirilo Vidal esteve em Brasília para defender os interesses dos produtores de Quixeramobim, no Ceará. Percebeu que não há quem os defenda em Brasília e apresentou a solução. Ele mesmo como deputado federal.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Funcionários das obras do IAPI reclamam contra atitudes do dr. Rodrigo, engenheiro chefe das obras do IAPI. Fazem referência ao desvio de funcionários para um sítio em Luziânia, e de chefe de obras português que prende as faturas dos fornecedores, até que lhes seja dada uma propina de dois por cento. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin