A não ser que…

Publicado em Íntegra
VISTO, LIDO E OUVIDO – A não ser que…

Criada por Ari Cunha desde 1960

jornalistacircecunha@gmail.com

com Circe Cunha e Mamfil

 

Avaliações erradas levam, necessariamente, à tomada de decisões, no mínimo, equivocadas e que, ao final, não resultam na esperada estratégia, bem como podem aprofundar problemas, tornando-os, enfim, incontornáveis. Quando se trata de instituições públicas, dois problemas maiores se apresentam de difícil solução.

O primeiro diz respeito à credibilidade pública, fator fundamental para a uma boa avaliação por parte do cidadão.  Se a credibilidade é quebrada por tomadas de decisões que vão contra a vontade da população ou que contrariam o bom senso e a lógica dos fatos, dificilmente essa credibilidade e confiança é restabelecida a curto e médio prazos.

O segundo é a confiança que, uma vez rompida, não há meios de repará-la. Pelo fato de fazer grandes apostas no bom funcionamento das instituições públicas, o cidadão se vê, com a quebra de confiança, no mesmo sentido, a expressar grande decepção. A confiança e a credibilidade são os dois grandes capitais de uma instituição.

Ações de marketing ajudam, mas não resolvem o problema, mesmo quando as avaliações e pesquisas sobre a quebra de confiança deixam claro que há o surgimento de uma espécie de divórcio litigioso entre o público e a instituição. Indagar de forma honesta e sincera sobre a razão desse litígio seria o primeiro passo para corrigir caminhos erráticos. Quando não há a intenção de ir com sinceridade à raiz do problema, elegendo falsas causas para o afastamento do público, a situação se torna quase irreversível. É como costurar pano novo para reparar rasgo antigo. Outra questão é achar que a credibilidade e confiança não precisam ser totais. Nesse caso, erra-se também, pois confiança e credibilidade ou se tem ou não. Não pode haver meio termo.

Em países, onde as instituições públicas existem com o único propósito de servir ao cidadão, em caso de queda ou quebra de confiança por parte do público, todo um novo caminho é traçado, a começar pela troca dos cargos de direção e comando. Não há curativo pela metade. Agora essa situação precária tende a decair ainda mais quando não é só o público externo que perde a confiança na instituição, mas toda a cadeia humana que nela trabalha. O que se dirá de uma firma em que os seus próprios empregados não acreditam, ou não confiam, no desempenho dessa empresa. Nas instituições, a quebra de confiança interna é um grande perigo, talvez mais danoso que o descrédito externo. Tentar contornar essa queda de credibilidade com agrados, promoções, auxílios e outros itens de materiais, podem amenizar o problema apenas para aqueles que têm nessas benesses o objetivo central de suas vidas, pouco se importando com questões como ética.

 

» A frase que foi pronunciada

“O humor é irmão da poesia, o humor é quem denuncia, eu não tenho possibilidade de consertar nada, mas eu tenho a obrigação de denunciar tudo, o humor é tudo, até engraçado.”

Chico Anysio

 

Amor de pessoa

Dona Emília de Araújo, pioneira, vai deixar saudades. É dela a criação do macaquito, crepe de queijo com banana. Foi proprietária do Truc’s, uma das primeiras lanchonetes da cidade. O velório será hoje, das 13h30 às 15h, no Cemitério Campo da Esperança.

 

Lupa

Um índice apontado pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos mostra que 43% dos estudantes brancos em Harvard são filhos de ex-estudantes e 70% desses candidatos, são brancos; a taxa de aceitação para candidatos de filhos de ex-alunos brancos é superior a 61%, o que é uma taxa notavelmente alta para um grupo demográfico.

 

Boa ideia

Por falar em educação, o aplicativo Minha Escola SP, desenvolvido em 2018 pelo governo de Márcio França, permite que pais e alunos tenham acesso aos boletins escolares e ausências registradas.

 

» História de Brasília

Nesta história da Asa Norte, a garantia está nas fundações. Foram feitas pela Geotécnica, e a informação é a de que o prédio pode balançar o que quiser, mas não cairá por causa do serviço bem feito embaixo da terra. (Publicada em 23/3/1962)

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