Sororidade: o que é

Publicado em português

A língua é viva. E, porque é viva, se renova. Deixa pra lá palavras gastas e cria outras. Sororidade serve de exemplo. Conhecida pelas feministas, ela surpreende os alheios à causa. Mas desperta curiosidade. A partir de 2012, dobrou a busca pela novidade no Google. Encerrou 2017 em quinto lugar no ranking de pesquisa do site.

Sororidade deriva do latim soror. Na língua dos Césares, a dissílaba quer dizer irmã. A novata carrega, pois, o sentido de irmandade. Seria a correspondente feminina de fraternidade, que vem de frater — irmão. Daí fraterno, fraternidade.

De mãos dadas

Sororidade vai além do feminismo. Refere-se a empatia e companheirismo. Embute a ideia de apoio. Uma mulher deve apoiar outra mulher para, juntas, alcançarem a liberdade por que lutam. Pressupõe união, solidariedade e o fortalecimento de laços entre elas.

Dicas

Como chegar lá? Há caminhos. Entre eles, cinco sobressaem: aceitar as diferenças sem julgamento, tratar a outra como parceira e amiga, consumir o trabalho feito por mulheres, ajudar quem precisa de ajuda, fortalecer as conhecidas, que estão a nosso alcance.

Em suma, incorporar este lema: Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor.