Eleição do Senado: Davi, Golias e curiosidades

Publicado em português

A eleição da presidência do Senado foi uma guerra. Vários postulantes se candidataram. Mas dois sobressaíram. De um lado, o quatro vezes presidente Renan Calheiros. De outro, Davi Alcolumbre. No discurso, Renan lembrou a história bíblica de Davi contra Golias. Conhece?

O gigante Golias era gigante mesmo. Tinha 3 metros de altura. Fortão, usava armadura e capacete de ferro. Carregava um escudo pra proteção, uma espada e uma lança que pesava seis quilos. Todos tremiam de medo dele. Com razão. O brutamontes vencia as lutas sem esforço. Depois, humilhava os derrotados.

Um dia, os filisteus, povo de Golias, declararam guerra a Israel. Golias desafiou Israel em voz alta a apresentar um homem que lutasse sozinho contra ele. Cadê coragem? Durante 40 dias ele repetiu a provocação. Até que um pastor reagiu. Era Davi. O gigante morreu de rir do jovem. E avançou contra ele.

Bobeou. O rapazinho meteu a mão na sacola a tiracolo, pegou uma pedra e a pôs na funda. Girou e lá … aaaaaaaaa foi ela. A pedra se cravou entre os olhos do valentão. Ele caiu e morreu. Davi virou herói. Mais tarde, tornou-se rei de Israel. Durante o reinado, construiu uma cidade magnífica. É Jerusalém.  

 

CURIOSIDADES

Regionalismos

Os gaúchos chamam estilingue de funda. Os paraibanos, de baladeira. Em outros lugares, atiradeira.  

A Bíblia

A história de Davi e Golias está na Bíblia. Em grego, bíblia quer dizer livro. Por isso, o lugar onde se guardam os livros se chama biblioteca.  

Arte

Davi inspirou muitos artistas. Um deles foi o italiano Michelangelo, que viveu no século 16. Ele esculpiu obras-primas do Renascimento. Davi é uma delas.  

Herói

Herói termina em ói. Por isso ganha acento. Outras palavras jogam no time da duplinha ói: constrói, corrói, dodói, dói.