17/03/2014. Credito: Marcos Hermes/Divulgacao. Cantor Moraes Moreira Crédito: Marcos Hermes/Divulgação. Cantor Moraes Moreira

Sons da Noite: Moraes Moreira se apresenta em dezembro no Clube do Choro

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (18/10) no Divirta-se Mais

Moraes Moreira, intérprete

Cantor que se formou musicalmente ouvindo rádio e o serviço de alto-falante da pracinha em Ituaçu, no interior da Bahia, Moraes Moreira se tornou grande personagem da MPB como um dos fundadores dos Novos Baianos, grupo que integra há 50 anos.

Ele obteve sucesso também em carreira solo, ao lançar vários discos, cantar em trio elétrico, fazer incontáveis shows, sempre cantando músicas autorais. Agora, ele mostrará o talento de intérprete no recital de voz e violão, intitulado Elogio à inveja, que estreia em São Paulo e chega a Brasília para apresentações em 5 e 6 de dezembro, no Espaço Cultural do Choro.

Nesse show, Moraes visitará a obra de compositores da velha guarda, entre os quais Assis Valente, Ataulfo Alves, Braguinha, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes; e dos contemporâneos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos. Não recomendado para menores de 14 anos.

Eu recomendo

O grupo formado por Marcel Carvalho (guitarra), Alexandre Macarra (contrabaixo) e Daniel Oliveira(bateria) recriam, com arranjos de bossa e jazz, clássicos de ícones da música pop internacional como Beatles, Michael Jackson, Stevie Wonder, Simply Red e Tears for Fears. O show, pelo projeto Pop Jazz Trio Convida, é nesta sexta (18), às 20h, no Teatro Museu Correios (Setor Comercial Sul). Classificação indicativa livre.

Rock tribute

Led Zeppelin in Concert é o tributo que será prestado para celebrar os 50 anos de um dos maiores nomes da história do rock, dia 26 próximo, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No espetáculo, a Nova Orquestra, sob a regência do maestro Eder Paolozzi, executará clássicos da importância de Immigrant song, Kashmir e Stairway to heaven. Não recomendado para menores de 14 anos.

Bossa & jazz

A cantora norte-americana Alma Thomas é a atração no dia 26 próximo, no Clube da Bossa (Teatro Sílvio Barbato do Sesc/ Setor Comercial Sul). Acompanhada pelo trio formado por Serge Frasunkiewicz (piano), Jhoninha Medeiros (baixo) e André Braz (bateria), ela vai interpretar clássicos da bossa nova e standards de jazz. Classificação indicativa livre.

Musical icônico

Depois de recente temporada de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil, o icônico espetáculo Os Saltimbancos (com músicas de Chico Buarque), apresentado pela Agrupação Teatral Amacaca, sob a direção do mestre Hugo Rodas, voltará aos palcos. As encenações serão sábado (19), às 16h, domingo (20), às 16h e 19h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul); e no dia 24, no Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural da Funarte). Classificação indicativa livre.

Mistura nordestina

A Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G, em Ceilândia) acolhe, no domingo (20), a partir das 18h, o Domingão Vesperal, com a participação de artistas nordestinas. Os destaques são Luizão do Forró, Trio Nordeste, o repentista Valdenor de Almeida e os emboladores de coco Azulão da Mata e Pardal Saudade. A entrada é franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

San Vicente

Crédito: Miguel Sá e Bruno Ryfer / MS Fotos. Milton Nascimento recebe o Prêmio UBC em cerimônia com estrelas da música brasileira. Cantor Ze Ibarra.

Zé Ibarra, da banda carioca Dônica, tem se destacado no show Clube da Esquina, de Milton Nascimento, que poderá ser visto novamente no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em 7 de novembro. O jovem cantor, além de fazer backing vocal, brilha como solista, ao interpretar o clássico San Vicente. Não recomendado para menores de 14 anos.