Comemoração de 50 anos de jornalismo com lançamento do livro Artes em festa

Publicado em Matéria

Para comemorar os 50 anos de atividade como repórter e colunista de Cultura no Correio Braziliense, o jornalista Irlam Rocha Lima lança seu segundo livro: Artes em festa – 50 anos de reportagem cultural (Outubro Edições, 108 páginas). Com ilustrações de Kleber Sales, profissional com atuação no mesmo periódico, o livro dá sequência ao primeiro, Minha trilha sonora, que em 2015 celebrou os 40 anos de jornalismo de Irlam, publicado pela mesma editora.

O lançamento de Artes em festa vai ser no próximo dia 23, segunda-feira, no Beirute da 109 Sul, com noite de autógrafos e muita confraternização. Afinal, as 50 crônicas reunidas no livro tratam dos principais nomes e movimentos culturais que Irlam vem acompanhando desde que chegou na capital federal, em meados dos anos 1960, e se profissionalizou como jornalista.

Pouca gente em Brasília não conhece Irlam Rocha Lima. Repórter de Cultura do Correio Braziliense, Irlam já trabalhou também na editoria de Esportes, mas foi uma ideia dele que mudou tanto sua carreira quanto a cobertura cultural da cidade. Na época, os shows eram noticiados, mas nem sempre cobertos pelos repórteres. Comparecer às apresentações e narrar ao leitor o que assistiu passou a ser sua bandeira. A estreia foi num show dos Doces Bárbaros no Ginásio Nilson Nelson, em 1976.

De lá pra cá, Irlam se tornou unânime entre os artistas, que faziam questão de lhe conceder entrevistas e tê-lo em sua plateia, e onipresente dos eventos de relevo, seja no plano local, seja nos principais palcos do país. De tanto cobrir, entrevistar, assistir, registrar, conquistou intimidade com o meio e suas estrelas. Com as jovens revelações e com a velha guarda, seja do samba, do rock, do forró ou do axé. Irlam não tem preconceitos de gênero artístico, idade ou de qualquer espécie.

O livro resgata 50 desses personagens e movimentos, uma crônica para cada, de modo a simbolizar esse amplo espectro de um jornalista completo, tão importante para seus leitores quanto para os objetos de suas reportagens. Nesta segunda publicação do autor pela Outubro Edições, os textos vêm temperados pelas magistrais caricaturas de outro grande profissional do nosso jornalismo, o desenhista Kleber Sales.

Barreirense

Nascido em Barreiras (BA) e brasiliense honorário, Irlam Rocha Lima se formou em jornalismo pela UnB. Barreiras e seus personagens, assim como o carnaval da Bahia e outras manifestações musicais de seu estado natal, também estão presentes no livro.

Começou a trabalhar no Correio Braziliense em junho de 1975, para cobrir esportes. Passou dois anos entre campos de futebol e quadras de basquete, antes de migrar para a editoria de cultura.

Em 2015 Irlam lançou o livro Minha trilha sonora – 40 anos de jornalismo cultural (Outubro Edições), com textos publicados no Correio Braziliense e o registro fotográfico de seus encontros com os mais importantes nomes da música brasileira naquelas quatro décadas.

SERVIÇO
ARTES EM FESTA – 50 ANOS DE REPORTAGEM CULTURAL
Outubro Edições, 108 páginas, R$ 50,00. Segundo livro de Irlam Rocha Lima.
Bar Beirute, 109 Sul, dia 23 de junho, segunda-feira, das 19h às 21h.
Informações: irlam.rochabsb@gmail.com ou (61) 99961-1000 (apenas ligações telefônicas).