Maria Bethânia. Crédito: Jorge Bispo Maria Bethânia. Crédito: Jorge Bispo

Ode a Bom Jesus da Lapa

Publicado em Música, Sem categoria

Maria Bethânia lança nas plataformas digitais Lapa Santa, segundo single do álbum Noturno que sai no dia 30

Bom Jesus da Lapa, cidade do Nordeste baiano é tema do segundo single de Noturno, o novo álbum de Maria Bethânia a ser lançado pela Biscoito Fino no dia 30 próximo. O título da canção é Lapa Santa, composta por Paulo Dafiline e Roque Ferreira. Na letra, Roque homenageia  Francisco Guarany (1884/1985), celebrado artista popular, considerado mestre maior na arte de talhar as famosas carrancas para as proas de barcas, tradição das águas do rio São Francisco.

Mas o enfoque maior da letra é a celebrada gruta que guarda o santuário com a imagem do Bom Jesus, que recebe intenso fluxo de turismo durante todo o ano. Um dos versos do poeta, cantados por Bethânia dá a exata medida do que ocorre em Lapa por conta do santo. “Tanto padroado, tanto padroeiro/ Tanto milagre, tanto milagreiro/ Tanta promessa, tanto promesseiro/ Tanto romeiro, tanta romaria/ Tanto Jesus, tanta Maria/ Tanto devoto, tanta devoção/ Tanta reza, tanta procissão”.

Canções com letras de Roque Ferreira, de temática religiosa, já há algum tempo, fazem parte do repertório de  Bethânia e recebem da diva interpretações solenes e pungentes. Em Lapa Santa isso pode ser claramente observado. Na gravação ela teve o acompanhamento de  Jorge Helder (baixo), João Camarero (violão), Zé Manoel (piano/teclado), Marcelo Costa (percussão) e o naipe de cordas formado por Priscila Rato (1º violino), Marco Sanchez (2º violino), Marco Catto (viola) e Ribeiro (cello).