Maria Bethânia lança nas plataformas digitais Lapa Santa, segundo single do álbum Noturno que sai no dia 30
Bom Jesus da Lapa, cidade do Nordeste baiano é tema do segundo single de Noturno, o novo álbum de Maria Bethânia a ser lançado pela Biscoito Fino no dia 30 próximo. O título da canção é Lapa Santa, composta por Paulo Dafiline e Roque Ferreira. Na letra, Roque homenageia Francisco Guarany (1884/1985), celebrado artista popular, considerado mestre maior na arte de talhar as famosas carrancas para as proas de barcas, tradição das águas do rio São Francisco.
Mas o enfoque maior da letra é a celebrada gruta que guarda o santuário com a imagem do Bom Jesus, que recebe intenso fluxo de turismo durante todo o ano. Um dos versos do poeta, cantados por Bethânia dá a exata medida do que ocorre em Lapa por conta do santo. “Tanto padroado, tanto padroeiro/ Tanto milagre, tanto milagreiro/ Tanta promessa, tanto promesseiro/ Tanto romeiro, tanta romaria/ Tanto Jesus, tanta Maria/ Tanto devoto, tanta devoção/ Tanta reza, tanta procissão”.
Canções com letras de Roque Ferreira, de temática religiosa, já há algum tempo, fazem parte do repertório de Bethânia e recebem da diva interpretações solenes e pungentes. Em Lapa Santa isso pode ser claramente observado. Na gravação ela teve o acompanhamento de Jorge Helder (baixo), João Camarero (violão), Zé Manoel (piano/teclado), Marcelo Costa (percussão) e o naipe de cordas formado por Priscila Rato (1º violino), Marco Sanchez (2º violino), Marco Catto (viola) e Ribeiro (cello).