Erasmo Carlos

Erasmo Carlos celebra 80 anos

Publicado em Música

O Tremendão comemora a data longe dos palcos e ao lado dos familiares

Erasmo Carlos havia programado uma turnê para comemorar 80 anos de vida e 60 de carreira artística. Por imposição da pandemia da covid-19, o cantor e compositor carioca teve que adiar a série e shows em que revisitará clássicos da Jovem Guarda, programa e movimento musical que ele, Roberto Carlos e Wanderléa comandaram na primeira metade da década de 1960. Os fãs vão ter que esperar para ouvi-lo interpretar Esqueça, Festa de arromba, Gatinha Manhosa e Pode vir quente que eu estou fervendo, entre outras.

Hoje é o dia em que celebra a data, longe do palco, mas ao lado dos familiares. Quem acompanha a trajetória do Tremendão há de se lembrar das incontáveis canções de sucesso que ele compôs com Roberto, tão presentes na memória afetiva dos brasileiros e mesmo de pessoas de outros países — principalmente na América Latina. Como não se lembrar de Detalhes, Amada amante, Cavalgada, Além do horizonte, É preciso saber viver, Sua estupidez e Do fundo do meu coração e Sentado a beira do caminho.

Carioca da  Tijuca, foi naquele bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro que Erasmo Esteves (Carlos ele adicionou ao nome quando se tornou profissional da música) conheceu Tim Maia e Jorge Ben na Rua Matozo; e posteriormente Roberto Carlos, com quem iria se juntar na Jovem Guarda, um dos capítulos mais importantes da história da música popular brasileira. O Gigante Gentil (como é chamado pelos amigos) lançou 34 discos — o mais recente é o Meus lados B, de 2015 e tem músicas gravadas por artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Marisa Monte e a banda mineira Skank.