Djavan é o ganhador do Prêmio UBC 2021 - crédito Nana Moraes (2) Crédito: Nana Moraes/Divulgação

Djavan recebe Prêmio UBC

Publicado em Matéria

/A homenagem ao cantor e compositor, hoje (7/10) às 19h, tem transmissão pelo YouTube

Um dos nomes mais expressivos da música popular brasileira, Djavan é o grande homenageado na quinta edição do Prêmio UBC. A cerimônia da entrega do troféu, previamente gravada na sede de União Nacional dos Compositores, no Rio de Janeiro. tem transmissão hoje, às 19h, pelo canal da instituição no YouTube.

Em 45 anos de carreira, o cantor e compositor alagoano lançou 25 álbum e diversas coletâneas, tendo o registro de 303 músicas. Várias delas foram gravadas por alguns dos maiores intérpretes da MPB, entre os quais Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, João Bosco, Maria Bethânia, Gal Costa e Zélia Duncan.

“Fiquei comovido quando soube que receberia o Prêmio UBC. Para mim é mais um incentivo em minha vida artística, para que continue criando e criando. Escrever letras e poesias me deixa em um estado de elevação enorme. Sempre que acabo de fazer uma música, me sinto o homem mais poderoso do mundo. Quando componho, não penso em um tema específico. Começo sem pensar em nada, deixando fluir. Entro no estúdio com melodia e harmonia prontos. É o que me basta para começar tudo, juntar os músicos e desenvolver arranjos. Só depois, com as músicas prontas, que escrevo as letras” ressalta Djavan.

Outro destaque da programação do evento, que tem direção de Zé Ricardo, é o show com artistas de diferentes gerações e estilos da MPB, que interpretam canções do homenageado. Geraldo Azevedo canta Retratos da vida; Diogo Nogueira, Flor de lis; Mart’nália, Topázio; Criolo, Oceano; Anavitória, Açaí; Liniker, Mal de mim;
Giulia Be, Te devoro; Agnes Nunes, Amor puro; e Jonathan Ferr, Pétala.