Luis Humberto, mestre da fotografia

Publicado em Crônicas
CBNFOT230820170589
Crédito: Luis Humberto/Congresso Nacional, 1975

Severino Francisco

Darcy Ribeiro dizia que só se faz sábios com sábios. E um dos sábios que vieram para a Universidade de Brasília é o arquiteto e fotógrafo Luis Humberto. Em Brasília, ele se afirmou na condição de um dos mais importantes nomes do fotojornalismo brasileiro. Ele cresceu com a cidade, viveu a utopia e a distopia.

CBNFOT230820170597
Crédito: Luis Humberto/Médici: cumprimentos de Natal no Palácio do Planalto – 1973

 

Se alguém me pedisse à queima-roupa para que definisse Luis Humberto em uma palavra, eu responderia: dignidade. Todos os seus atos são animados por uma postura de radical altivez. Nas décadas de 1970 e 1980, ele inovou a cobertura política do poder ao fazer fotos com um olhar crítico tão irreverente que suas imagens se aproximam da caricatura e do cartoon. Enquanto os políticos faziam pose de estátua, ele flagrava o lance revelador da prepotência, do ridículo e da teatralidade bufônica.

CBNFOT230820170599
Crédito: Luis Humberto/Ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen – Brasília -1976

 

Para tanto, fotografava antes ou depois dos momentos oficiais. Flagrou muitos instantes de ridicularia do poder com um olhar de artista. Em uma das fotos tiradas nos tempos do regime militar, os personagens de uma cerimônia pública aparecem com as cabeças cortadas: “A fotografia agora é mais maquiada, é uma coisa bonita, elaborada, mas fotografia não é só isso”, espeta Luis.

CBNFOT230820170601
Crédito: Luis Humberto/Cerimônia no Palácio do Planalto – 1979

 

Mas a obra de Luis Humberto não se restringiu à cobertura política. Ele abriu as suas lentes para a vegetação do cerrado, as cenas da vida íntima e a relação harmônica dos brasilienses com a escala monumental e a escala residencial de Brasília.

Crédito: Tempo DImagem/Reprodução.
Crédito: Luis Humberto/Brincadeira no parquinho da superquadra – Sem data

 

A contribuição de Luis Humberto é enorme na formação de várias gerações de artistas. Ele não é apenas um brilhante fotógrafo; ensina com a sua vida. É um pensador da fotografia e um provocador sempre atilado. Em suas mãos, a câmera é um instrumento poderoso de exploração da poesia, do espaço e da luz. Inaugurou a Coleção Luz e Reflexão, da Funarte, com Fotografia: Universos & Arrabaldes, e inaugurou também a coleção Senac de Fotografia.

CBNFOT230820170586
Crédito: Luis Humberto/Superquadra Sul – 1970

 

Recentemente, Luis Humberto passou a fotografar a partir de um novo ponto de vista: a cadeira de rodas. Com os movimentos limitados em razão do mal de Parkinson, ele resolveu explorar coisas que antes não despertam a sua atenção. O resultado é a exposição A reforma do (possível olhar), que teve a proposta recusada pelos avaliadores do FAC (Fundo de Apoio à Cultura).

 

Crédito: Luís Humberto. Exposição. A reforma do olhar possível.
Crédito: Luís Humberto. Exposição. A reforma do olhar possível.

 

Em razão da relevância de Luis Humberto, a recusa da proposta da exposição levantou dúvidas sobre o conhecimento e a competência dos avaliadores. E tanto que a própria Secretaria de Cultura se viu constrangida a montar a exposição no Museu da República com Luis Humberto na condição de artista convidado.

CBNFOT230820170595
Crédito: Luis Humberto/Flor do cerrado

Parece que a intenção de impessoalizar a avaliação dos projetos com pareceristas de fora da cidade levou a uma alienação monstruosa em relação à efetiva relevância dos artistas. O lay out ou a formatação passaram a ser mais importantes do que a história ou o mérito.

CBNFOT230820170590
Crédito: Luis Humberto/Congresso Nacional – 1975

Vladimir Carvalho, um dos maiores documentaristas brasileiros, não concorre a editais. Quase todos os filmes recentes foram produzidas, penosamente, às próprias custas S.A., com o salário de professor aposentado. Ele não quer se expor ao inferno da burocracia cultural. Que os processos de avaliação sejam aperfeiçoados para se evitar vexames como esse no FAC. As imagens de Luis Humberto dignificam Brasília. Só se faz sábios com sábios.

CBNFOT230820170716
Crédito: Luis Humberto/Autorretrato

Crônica publicada em 4 de agosto de 2017

3 thoughts on “Luis Humberto, mestre da fotografia

  1. Um dos maiores fotógrafos que já conheci. Sempre um prazer e uma honra ver Luis Humberto. Uma vergonha o cenário cultural brasileiro, como aliás, o político, o educacional, o da saúde, da segurança…..

  2. Gostaria de convidá-lo e também de mandar para você material sobre o lançamento do meu livro Fotografia Getuliana, em Brasília. . Como faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*