Índios na capital

Publicado em Crônicas, Sem categoria
Crédito: Paulo Andrade/Reprodução. Trabalho do artista plástico Paulinho Andrade: Gravuras da série "O eterno retorno -- uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.
Crédito: Paulo Andrade/Reprodução. Ritual no meio do engarrafamento da capital.
Severino Francisco

O artista plástico Paulinho de Andrade morava na 312 Norte e havia um antropólogo da Funai no quinto andar. Certa noite, abriu o elevador e encontrou dois índios, com pinturas no corpo, armados de borduna, arco e flecha. Não falavam nada, provavelmente não dominavam a língua portuguesa.

Paulinho perguntou se iriam à casa do antropólogo e pelos olhares entendeu que sim. Apertou o número do andar e seguiram. Eles ficaram olhando para o infinito da porta do elevador e foram embora quando a porta abriu.

Crédito: Paulo Andrade/Reprodução. Trabalho do artista plástico Paulinho Andrade: Gravuras da série "O eterno retorno -- uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.
Crédito: Paulo Andrade/Reprodução. Gravura da série O eterno retorno – Uma leitura de Nietzsche no Planalto Central.

Naqueles 20 segundos, Paulinho teve uma iluminação sobre a síntese que Brasília representa entre modernidade e ancestralidade brasileiras. Por isso, decidiu fazer a série de gravuras O eterno retorno – Uma leitura de Nietzsche no Planalto Central. Animadas por cores vibrantes, as imagens projetam índios fortes e altivos, índios do Xingu, com os corpos tatuados de pinturas e parecem estampas pops concebidas por Andy Warhol.

Em uma das gravuras, um grupo de índios homens forma uma fila na faixa central da Esplanada dos Ministérios no meio dos carros em movimento. Em outra, mulheres índias jogam futebol em frente ao Palácio da Alvorada. Em uma terceira, brincam na área externa do Museu da República. A série traduz uma visão de solidariedade e encantamento de parte da juventude brasiliense pelos índios na década de 1980.

 

Crédito: Paulo Andrade/ Reprodução. Descrição: trabalhos do artista plástico Paulinho Andrade - Gravuras da série "O eterno retorno -- uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.
Crédito: Paulo Andrade/ Reprodução. Gravura da série “O eterno retorno — uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.

 

A série nasceu de um trabalho de colagens com cartões-postais. Como a cidade era muito vazia, Paulinho e vários amigos começaram uma brincadeira de ocupar a cidade com imagens recortadas. Daí surgiu a ideia de situar os índios dentro dos espaços arquitetônicos modernistas de Brasília. Recentemente, ele atualizou a série com novas intervenções e versões.

Crédito: Paulo Andrade/ Reprodução. Descrição: trabalhos do artista plástico Paulinho Andrade - Gravuras da série "O eterno retorno -- uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.
Crédito: Paulo Andrade/ Reprodução. Gravura da série O eterno retorno — uma aventura de Nietzsche no Planalto Central.

Paulinho esteve em Brasília, pela primeira vez, em 1969. A sensação era de que era a última trincheira da ditadura a cair. No entanto, mesmo assim, ele voltou e ficou. Descobriu uma outra cidade completamente distinta da que concebera.

Não havia mar, mas ela tinha um céu maravilhoso e um espaço aberto a voos da imaginação.Logo, fez amigos e, nos anos 1980, participou do movimento Cabeças, de ocupação cultural da cidade e de criação de uma linguagem brasiliense nas artes visuais: “Brasília é a cidade que me deu régua e compasso”, afirma Paulinho em entrevista concedida a repórter Vanessa Aquino: “A gente faz amigos de uma maneira diferente de outros lugares. Nunca me senti sozinho aqui”.

2015. Crédito: Facebook/Reprodução. Muito prazer. Paulinho Andrade, artista plástico de Brasília, um dos fundadores do encontro cabeças.
2015. Crédito: Facebook/Reprodução. Paulinho Andrade, artista plástico brasiliense.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*