Especial para o Correio
Observar aves é uma atividade prazerosa que faz bem ao corpo e à mente. A observação de aves pode ser praticada por crianças, jovens e adultos. O importante é ter curiosidade e disposição para observar.
As aves podem ser observadas em qualquer lugar, até mesmo nos lugares mais movimentados das cidades. Recentemente, foi observado um bacurau-chitã, num letreiro do Conjunto Nacional. Brasília tem ótimos lugares para a observação de aves, como o Parque Olhos D’Água, Parque Dom Bosco, Parque das Garças, no final do Lago Norte, Parque da Cidade e Jardim Botânico.
Mas qual equipamento usar? O mais importante é a curiosidade e a disposição. Equipamentos ajudam na observação do comportamento e no registro e identificação das aves.
Ter um binóculos ajuda, bastando um aumento de 7 ou 8 vezes, além de uma boa luminosidade. A fotografia é um grande auxílio para o registro e posterior identificação das espécies encontradas., mas dependendo das condições, até mesmo a utilização de uma câmera fotográfica de um telefone celular possibilita um bom registro. Câmeras compactas com lente zoom é uma alternativa satisfatória e de custo mais baixo. Um minigravador de som é interessante para registrar o canto das aves.
Mas não esqueça: os “equipamentos mais importantes são seus olhos e ouvidos, somados à sua disposição.”
Severino Francisco Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos com uma condenação, três processos…
Severino Francisco Entrar em contato com Dalton Trevisan, que nos deixou, recentemente, não era difícil;…
Severino Francisco Finalmente, assisti Ainda estou aqui. As imagens do filme ainda ressoam mixadas à…
Severino Francisco Eu tomei um táxi para resolver um para um problema na Asa…
Severino Francisco Em meio a notícias sobre o alastramento de incêndios florestais na Califórnia, nos…
Severino Francisco Conheci Miriam Aquino em um momento de grandes esperanças para o Brasil e…