Especial para o Correio
Observar aves é uma atividade prazerosa que faz bem ao corpo e à mente. A observação de aves pode ser praticada por crianças, jovens e adultos. O importante é ter curiosidade e disposição para observar.
As aves podem ser observadas em qualquer lugar, até mesmo nos lugares mais movimentados das cidades. Recentemente, foi observado um bacurau-chitã, num letreiro do Conjunto Nacional. Brasília tem ótimos lugares para a observação de aves, como o Parque Olhos D’Água, Parque Dom Bosco, Parque das Garças, no final do Lago Norte, Parque da Cidade e Jardim Botânico.
Mas qual equipamento usar? O mais importante é a curiosidade e a disposição. Equipamentos ajudam na observação do comportamento e no registro e identificação das aves.
Ter um binóculos ajuda, bastando um aumento de 7 ou 8 vezes, além de uma boa luminosidade. A fotografia é um grande auxílio para o registro e posterior identificação das espécies encontradas., mas dependendo das condições, até mesmo a utilização de uma câmera fotográfica de um telefone celular possibilita um bom registro. Câmeras compactas com lente zoom é uma alternativa satisfatória e de custo mais baixo. Um minigravador de som é interessante para registrar o canto das aves.
Mas não esqueça: os “equipamentos mais importantes são seus olhos e ouvidos, somados à sua disposição.”
Severino Francisco Em 2019, o repórter Fernando Jordão do site do Correio viveu uma aventura…
Severino Francisco Carmem Moretzshon e Guilherme Reis formaram um dos casais mais incríveis da história…
Severino Francisco Quem quiser fazer um treinamento para o aquecimento global, não pode deixar…
Severino Francisco Na última sexta-feira, por volta de 20h, eu estava em casa concentrado na…
Severino Francisco A paixão de Berê Bahia pelo cinema nasceu na pequena cidade baiana de…
Severino Francisco A última vez que vi Guilherme Reis, que nos deixou na terça-feira, aos…